INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS REGULARES: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA EQUIPE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.211Abstract
Objetivo: verificar como acontecem as práticas de inclusão no sistema de ensino fundamental em escolas regulares públicas e particulares. Métodos: pesquisa quali-quantitativa de corte transversal descritivo, com a participação de 137 profissionais da educação do ensino fundamental, de 10 escolas públicas e 10 escolas particulares de Minas Gerais. As informações concernentes à inclusão foram colhidas por meio de um questionário contendo 12 questões objetivas e dissertativas. Resultados: Nas 20 escolas pesquisadas, as maiores dificuldades encontradas no processo de inclusão, foram profissionais não capacitados, ambiente escolar inadequado, a carência de recursos metodológicos e projetos específicos para a assistência aos alunos deficientes. Conclusão: apesar de as instituições serem inclusivas, percebe-se um quadro deficiente de profissionais especializados que poderiam auxiliar os professores e pedagogos no processo de aprendizagem.Palavras-chave: Inclusão. Deficiente. Educação.Downloads
How to Cite
VITAL, L. M. de A.; PIRES, M. D. E.; ALVES, L. M. INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS REGULARES: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA EQUIPE ESCOLAR. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 107–126, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.211. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/211. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.