INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS REGULARES: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA EQUIPE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.211Abstract
Objetivo: verificar como acontecem as práticas de inclusão no sistema de ensino fundamental em escolas regulares públicas e particulares. Métodos: pesquisa quali-quantitativa de corte transversal descritivo, com a participação de 137 profissionais da educação do ensino fundamental, de 10 escolas públicas e 10 escolas particulares de Minas Gerais. As informações concernentes à inclusão foram colhidas por meio de um questionário contendo 12 questões objetivas e dissertativas. Resultados: Nas 20 escolas pesquisadas, as maiores dificuldades encontradas no processo de inclusão, foram profissionais não capacitados, ambiente escolar inadequado, a carência de recursos metodológicos e projetos específicos para a assistência aos alunos deficientes. Conclusão: apesar de as instituições serem inclusivas, percebe-se um quadro deficiente de profissionais especializados que poderiam auxiliar os professores e pedagogos no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Inclusão. Deficiente. Educação.
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VITAL, Lucila Maria de Andrade; PIRES, Melina Dutra Esteves; ALVES, Luciana Mendonça. INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS REGULARES: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA EQUIPE ESCOLAR. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 107–126, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.211. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/211. Acesso em: 17 jun. 2025.
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