POR QUE ESCUTA O QUE ESCUTA UM ARTE EDUCADOR?
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.234Abstract
O professor de arte, dentro e fora da sala de aula, confronta-se muitas vezes com situações referentes à sua atuação profissional que lhe parecem inconcebíveis e absurdas. Este estudo investiga os relatos de experiência vivenciados por professores de arte e profissionais da área. Nesses relatos são descritos acontecimentos cujas vivências limites levaram esses profissionais a se sentirem expostos, perplexos e mal compreendidos. Os relatos serão discutidos ao longo do texto a partir das principais temáticas identificadas: a valorização e o reconhecimento social do professor; a especificidade do trabalho em arte; a forma equivocada com a qual se entende a atividade de arte na escola; e o que o senso comum parece entender por arte e a profissão do artista. Com isso, há a tentativa de contextualizar as dinâmicas sociais que instigam a resultar nos acontecimentos relatados e a propor formas de atuação frente às conjunturas colocadas, em função do desejo de mudança e de novas estratégias.
Palavras chave: Arte. Arte na Educação. Ensino de arte. Crise na Educação.
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