ANÁLISE DE LIVROS TEXTO DE CÁLCULO E UMA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.238Abstract
A percepção de estudiosos do ensino-aprendizagem sobre livros texto, nas diversas ciências, é a de que existe um movimento de alterações das mais variadas matizes nas obras atuais, (2000 - 2003). No caso do Cálculo Diferencial e Integral, percebe-se que os autores de obras voltadas para esse conteúdo, vêm alterando não só o layout das edições, mas, também, a metodologia. Verificamos em estudo recente, (2006), ao trabalhar com 47 alunos de Especialização em Matemática no tópico Gráfico de Funções, que a metodologia atual dos Livros Texto de Cálculo, ao compactar as informações visuais com a formulação conceitual das funções polinomiais de até terceiro grau, permite ao aluno uma aprendizagem rápida e eficaz. Isso parece contradizer a metodologia de livros aqui chamados de antigos como, por exemplo, Courant & John (1965) e Moise (1970), com aqueles, aqui chamados de novos com, por exemplo, Anton (2000) e Thomas et all (2002). Este artigo, que teve como principal finalidade fazer uma análise comparativa entre as obras aqui colocadas, revelou grandes fragmentações na apresentação do tópico nas obras chamadas de antigas, e um brusco movimento de mudança dessa fragmentação nas obras chamadas atuais.
Palavras-chave: Cálculo. Metodologia. Funções. Gráfico de Funções.
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