ANÁLISE DE LIVROS TEXTO DE CÁLCULO E UMA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.238Abstract
A percepção de estudiosos do ensino-aprendizagem sobre livros texto, nas diversas ciências, é a de que existe um movimento de alterações das mais variadas matizes nas obras atuais, (2000 - 2003). No caso do Cálculo Diferencial e Integral, percebe-se que os autores de obras voltadas para esse conteúdo, vêm alterando não só o layout das edições, mas, também, a metodologia. Verificamos em estudo recente, (2006), ao trabalhar com 47 alunos de Especialização em Matemática no tópico Gráfico de Funções, que a metodologia atual dos Livros Texto de Cálculo, ao compactar as informações visuais com a formulação conceitual das funções polinomiais de até terceiro grau, permite ao aluno uma aprendizagem rápida e eficaz. Isso parece contradizer a metodologia de livros aqui chamados de antigos como, por exemplo, Courant & John (1965) e Moise (1970), com aqueles, aqui chamados de novos com, por exemplo, Anton (2000) e Thomas et all (2002). Este artigo, que teve como principal finalidade fazer uma análise comparativa entre as obras aqui colocadas, revelou grandes fragmentações na apresentação do tópico nas obras chamadas de antigas, e um brusco movimento de mudança dessa fragmentação nas obras chamadas atuais.Palavras-chave: Cálculo. Metodologia. Funções. Gráfico de Funções.Downloads
How to Cite
FERRAZ, A. G. ANÁLISE DE LIVROS TEXTO DE CÁLCULO E UMA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO METODOLÓGICA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 116–142, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i20.238. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/238. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.