TRABALHO, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - PD&I
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.239Abstract
Este artigo relata uma pesquisa realizada em uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica do segmento agropecuário brasileiro. Sob a perspectiva da ciência da educação, a investigação analisou a relação entre trabalho, educação e aprendizagem. Seu objetivo foi compreender como as aprendizagens dos pesquisadores que integram o quadro de pesquisa da empresa ocorrem, identificando os tipos de aprendizagens e os fatores institucionais que as favorecem. Realizada a partir da abordagem qualitativa, a pesquisa contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente definidos. Além da entrevista individual com roteiro semi-estruturado serviram de instrumentos de coleta de dados o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados produziram três categorias de análises que foram consubstanciadas em um Mapa Conceitual que representa a forma como os sujeitos aprendem no ambiente de trabalho.Palavras-chave: Aprendizagem organizacional. Construção de aprendizagem organizacional. Aprendizagem em instituição de pesquisa. Desenvolvimento e inovação Tecnológica.
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TORRES, Tércia Zavaglia. TRABALHO, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - PD&I. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 143–176, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i20.239. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/239. Acesso em: 6 jun. 2025.
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