PAPÉIS ATRIBUÍDOS AOS PROFESSORES EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS

Authors

  • Daniela Franco Carvalho Jacobucci
  • Giuliano Buzá Jacobucc Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Jorge Megid Neto Universidade de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v7i16.256

Abstract

O presente estudo buscou discutir como os papéis atribuídos aos professores durante a realização de atividades formativas em centros e museus de ciências no Brasil se relacionam aos fundamentos teórico-metodológicos que embasam os programas e ao papel desempenhado pelas instâncias formadoras e pelos formadores das equipes técnicas dos núcleos de divulgação científica. Foram analisados 14 programas de formação de professores oferecidos pelos centros e museus de ciências selecionados, sendo que os mesmos foram classificados em função dos modelos clássico, prático-reflexivo e emancipatório-político de formação de professores. Foi possível verificar que os professores podem assumir uma postura passiva ou ativa diante do processo formativo, e que diferentes papéis lhes são atribuídos, dependo do modelo de formação de professores que embasa o programa. Os principais papéis observados foram: acompanhante dos alunos durante as visitas aos centros e museus de ciências; implantador de projetos; pesquisador da própria prática pedagógica; produtor de material didáticopedagógico; agente transformador da realidade escolar; e agente transformador da realidade escolar e social.Palavras-chave: formação continuada de professores, centros e museus de ciências, papel docente

Author Biographies

Giuliano Buzá Jacobucc, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Pesquisador do Instituto de Biologia – UFU e do Grupo Formar-Ciências – UNICAMP.

Jorge Megid Neto, Universidade de Campinas - UNICAMP

Professor Pesquisador da Faculdade de Educação/ Grupo Formar-Ciências – UNICAMP.

How to Cite

JACOBUCCI, D. F. C.; JACOBUCC, G. B.; MEGID NETO, J. PAPÉIS ATRIBUÍDOS AOS PROFESSORES EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 7, n. 16, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v7i16.256. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/256. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Articles