PAPÉIS ATRIBUÍDOS AOS PROFESSORES EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v7i16.256Abstract
O presente estudo buscou discutir como os papéis atribuídos aos professores durante a realização de atividades formativas em centros e museus de ciências no Brasil se relacionam aos fundamentos teórico-metodológicos que embasam os programas e ao papel desempenhado pelas instâncias formadoras e pelos formadores das equipes técnicas dos núcleos de divulgação científica. Foram analisados 14 programas de formação de professores oferecidos pelos centros e museus de ciências selecionados, sendo que os mesmos foram classificados em função dos modelos clássico, prático-reflexivo e emancipatório-político de formação de professores. Foi possível verificar que os professores podem assumir uma postura passiva ou ativa diante do processo formativo, e que diferentes papéis lhes são atribuídos, dependo do modelo de formação de professores que embasa o programa. Os principais papéis observados foram: acompanhante dos alunos durante as visitas aos centros e museus de ciências; implantador de projetos; pesquisador da própria prática pedagógica; produtor de material didáticopedagógico; agente transformador da realidade escolar; e agente transformador da realidade escolar e social.
Palavras-chave: formação continuada de professores, centros e museus de ciências, papel docente
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JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho; JACOBUCC, Giuliano Buzá; MEGID NETO, Jorge. PAPÉIS ATRIBUÍDOS AOS PROFESSORES EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 7, n. 16, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v7i16.256. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/256. Acesso em: 6 jun. 2025.
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