REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i24.504Abstract
Este artigo discute o lugar da Teoria das Representações Sociais para a elucidação da Educação Inclusiva. Sabe-se que a TRS é, hoje, importante instrumental teórico-metodológico na compreensão conceitual e valorativa, para se pensar na intervenção da formação de professores. O recorte que o texto em tela faz é a apresentação das primeiras etapas de uma pesquisa em andamento na Universidade do grande Rio – UNIGRANRIO, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, que investiga as representações sociais acerca de Educação Inclusiva dos graduandos do curso de Pedagogia. Objetiva apresentar os dados iniciais da pesquisa, articulados a legislação vigente, pontuando algumas críticas com ancoragem em diferentes autores da contemporaneidade (GATTI & BARRETO, 2009; BEYER, 2010; DUARTE, 2004; FACCI, 2006; PLESTCH, 2009).
Palavras-chave: Políticas Públicas. Representações Sociais. Formação de Professores. Educação Inclusiva.
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