O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES E ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v4i10.79Abstract
Para muitos professores, a aprendizagem e o ensino só acontecem se houver silêncio e imobilidade. Levantar-se da carteira, querer falar, ler a resposta em voz alta, fazer perguntas podem ser vistos como desorganização e indisciplina. Os professores ignoram que a atividade do aluno envolve processos físicos e mentais. A criança aprende e pensa se movimentando. Interpretar os movimentos
e a conversa como indisciplina às vezes pode ser um quívoco, pois as crianças podem pensar falando e se movimentando. Pensando nestas questões realizamos uma ação/intervenção numa escola pública de ensino fundamental da rede estadual. Promovemos discussões com alunos de uma 7a. série e com seus professores simultaneamente, com o objetivo de refletir sobre a autonomia e heteronomia. O diagnóstico feito nas reuniões semanais com os professores apresentou muitas reclamações da classe, uma descrença sobre a possibilidade de reverter a indisciplina e de trabalhar
a autonomia. As discussões com alunos e professores que realizamos semanalmente teve como intuito reverter estas crenças. Concluímos ser a reflexão e o confronto de idéias um caminho para melhorar as condições de vida na escola e para a aquisição da autonomia. As interações podem fluir com maior suavidade quando os alunos forem sujeitos co-construtores e co-transformadores das regras escolares.
Palavras-chave: Autonomia – Heteronomia - Indisciplina - Escola
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