EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: CÚMPLICES OU PARCEIRAS?
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v4i10.81Abstract
Embora os problemas educacionais existam desde sempre, a escola como instituição começou a delinear-se junto ao processo de urbanização, decorrente da industrialização e da migração massiva do campo para as cidades (Netto, 2001). A Escola veio atender uma dupla necessidade social: primeiro, acolher as crianças que ficavam “soltas” nas ruas ou nas casas dos trabalhadores e em segundo lugar, “educar” estas crianças, dando-lhes condições de tornar-se trabalhadores capacitados, cidadãos “de bem”, capazes de concorrer ao mercado de trabalho. A institucionalização da educação é, neste sentido, uma conseqüência – ou até um “subproduto”, do sistema de produção capitalista. A Escola era, e talvez continue sendo em muitos casos, uma outra fase da produção em massa: uma industria de indivíduos bem adaptados e úteis ao sistema.Downloads
How to Cite
SARRAZIN, A. H. EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: CÚMPLICES OU PARCEIRAS?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 4, n. 10, 2010. DOI: 10.31496/rpd.v4i10.81. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/81. Acesso em: 4 dec. 2024.
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