O DESAFIO DA AVALIAÇÃO NO COTIDIANO DO EDUCADOR

Authors

  • Patrícia Valéria Bielert do Nascimento UFU

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v5i11.84

Abstract

O processo avaliativo tem sido mais um dos desafios enfrentados pelo professor no seu cotidiano escolar. O saber avaliar, como avaliar, para quê avaliar e quais as contribuições que esses instrumentos avaliativos vão favorecer a qualidade de educação que pretendemos averiguar no decorrer de nosso trabalho. O professor precisa conhecer o processo avaliativo de forma que saiba identificar as diversidades culturais dos alunos. Entender que estamos buscando uma avaliação qualitativa, visando à formação integral do aluno cidadão, para que ele saiba atuar na sociedade de forma digna, solidária e competente. Mas, para que isso ocorra é importante que o professor se conscientize de que avaliar é mais um desafio que pretendemos vencer de forma processual e dinâmica, tendo a capacidade de mudar nossos instrumentos avaliativos, proporcionando aos alunos prazer em aprender e a construir novos conhecimentos. A arte de ensinar e de aprender estão nas mãos do educador que busca inovar e acredita que o conhecimento universal possa ser compartilhado, incluindo os cidadãos na sociedade.No entanto, as mudanças somente ocorrerão quando nós professores buscarmos, por meio da pesquisa, investigar novas formas de viabilizar o processo avaliativo, visando à formação do aluno cidadão e trazendo para a sala de aula prazer em ser avaliado com qualidade e profissionalismo.Palavras-Chave: avaliação qualitativa; quantitativa e formativa; desafio.

Author Biography

Patrícia Valéria Bielert do Nascimento, UFU

Mestre em geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU Professora naUniversidade de Uberaba, Instituto de Formação de Educadores, Graduação.

How to Cite

NASCIMENTO, P. V. B. do. O DESAFIO DA AVALIAÇÃO NO COTIDIANO DO EDUCADOR. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 5, n. 11, 2010. DOI: 10.31496/rpd.v5i11.84. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/84. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Articles