PIAGET: 1925-1940. METODOLOGÍA Y PSICOLOGÍA FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v3i7.64Resumen
Com os livros O nascimento da inteligencia, A construção do real e A Formação do Símbolo, Piaget constrói uma psicologia funcional. O autor estuda as origens do processo de significação, examina a compreensão do mundo físico pelo bebê e se interessa pelo processo de simbolização, colocando uma particular ênfase na descrição dos mecanismos de assimilação e acomodação, fundamentais da construção da inteligência. O estudo das origens da atividade intelectual traz, para Piaget, modificações no método de pesquisa.Este artigo mostra como na nova metodologia que Piaget utliza, já se encontravam todos os ingredientes característicos do método clínico-crítico. Finalmente, o artigo analisa também
as críticas feitas a esta metodologia, a partir de resenhas críticas realizadas por contemporâneos de Piaget.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
DAYAN, Silvia Parrat. PIAGET: 1925-1940. METODOLOGÍA Y PSICOLOGÍA FUNCIONAL. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 3, n. 7, 2010. DOI: 10.31496/rpd.v3i7.64. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/64. Acesso em: 25 may. 2025.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.