A PESQUISA SOBRE O PROFESSOR: ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE OS TEMAS ABORDADOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFMS (2007-2009)

Autores

  • Alda Maria do Nascimento Osorio Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1006

Resumo

RESUMO: Apresentamos, neste texto, os resultados encontrados em uma pesquisa que busca mapear e analisar de que forma o tema “o professor” foi incluído nas produções acadêmicas no período 2007-2009 no Programa de Pós-graduação em Educação – Cursos de Mestrado e Doutorado (PPGEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para a construção das informações, utilizamos a abordagem qualitativa; como método de investigação, a perspectiva histórico-social. O trabalho é um dos subprojetos da pesquisa “A produção acadêmica sobre professores (as): um estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”, da REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre o Professor na Região Centro-Oeste -, constituída por pesquisadores da UFG, UFMT, UnB, UFU, UNIUBE e UFMS. O estudo mostra que os pesquisadores se interessam pela formação docente e pela profissionalização.

Palavras-chave: Professor; Pesquisa; Pós-graduação; UFMS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alda Maria do Nascimento Osorio, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagógia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor assocoado I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: , formação de professores, alfabetização, educação de jovens e adultos e ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

OSORIO, Alda Maria do Nascimento. A PESQUISA SOBRE O PROFESSOR: ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE OS TEMAS ABORDADOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFMS (2007-2009). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 21–30, 2016. DOI: 10.31496/rpd.v15i33.1006. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1006. Acesso em: 9 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos