Formação pedagógica de docentes em estágio probatório na UFTM

Autores

  • Julio Cesar Oliveira Bernardo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Eliana Helena Corrêa Neves Salge Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Wagner Roberto Batista Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1349

Resumo

A formação docente apresenta-se como uma complexa dimensão pedagógica. A partir de referenciais legais e teóricos que discorrem sobre a formação pedagógica de professores da Educação Superior, este trabalho abordará o programa de acolhimento e recepção de docentes iniciantes na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Perpassa a experiência de formação pedagógica com docentes em estágio probatório, em obediência à normativa interna que instituiu a obrigatoriedade dessa ação. O objetivo principal é analisar o programa de recepção a docentes universitários iniciantes na UFTM, denominado “Bem-vindo, Professor”. É um relato de experiência, também com sustentação de pesquisa documental, observação assistemática e análise qualitativa, no qual se busca demonstrar a viabilidade de assessoramento pedagógico aos docentes nesse momento de suas carreiras. Apresenta resultados ainda parciais, está em execução, mas permite constatar que ações coletivas de formação pedagógica para professores dos cursos de graduação, em estágio probatório, já reúnem possibilidades de êxito para a docência e o processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Julio Cesar Oliveira Bernardo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de Uberaba (1999)  - Uberaba MG, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade São Luís - Jaboticabal SP (2000). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Professor de Educação Básica da rede privada e da Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais de 1999 a 2010. Técnico em Assuntos Educacionais na UFTM desde 2007. Atualmente, chefe do Setor de Comunicação e Jornalismo da UFTM.

Eliana Helena Corrêa Neves Salge, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (linha de pesquisa: formação de professores). Possui graduação em Pedagogia e especialização em Metodologia e Didática do Ensino e em Educação Especial. Foi professora, supervisora escolar da rede pública (municipal e estadual) e particular de ensino; diretora escolar e diretora do Departamento de Ensino, da diretoria de gestão educacional e da diretoria de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Uberaba e docente do Ensino Superior. Atualmente é pedagoga da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, diretora da Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico e diretora substituta do Departamento de Ensino da Pró- Reitoria de Ensino da mesma instituição. É coautora do livro "Interfaces da Formação de Professores: em busca de novos caminhos" (PAX, 2011) e autora de diversos capítulos de livros e artigos na área educacional. Tem experiência no âmbito pedagógico, formação de professores e gestão educacional.

Wagner Roberto Batista, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008), pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e (2008), respectivamente. Na educação básica atuou como professor de Física no ensino médio e cursos pré-vestibulares dos Colégios Sistema Anglo-SETA (1996-2000).  Também foi professor efetivo de Física e Matemática, na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e Centro Paula Souza, respectivamente. Foi professor nas Faculdades Integradas Regionais de Avaré bem como Professor Efetivo de Física nas Faculdades de Tecnologia - FATEC´s de Tatuí e Bauru. Atualmente é Professor Associado de 3° grau da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Pró-Reitor de Ensino da mesma Instituição. Tem experiência na área de Física Geral e Aplicada, bem como na educação, à luz da gestão educacional e políticas educacionais.

Referências

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Etnografia da prática escolar. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008.

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p.94-112, jun 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639868. Acesso em: 25 jul. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação [...]. D.O.U., Brasília, DF, 31 dez. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 23 set. 2019.

DIAS DE SOUSA, Walêska Dayse. Identidade profissional docente no curso de medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2011. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2011.

FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. Conceptualización del desarrollo profesional docente. In: GARCÍA, Carlos Marcelo; VAILLANT, Denise. Desarrollo profesional docente. España: Grupo Editorial Universitario, 2006. p. 9-30.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Estrutura conceitual da formação de professores. In: GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora, 1991. p. 18-68.

GÜNTHER, Hartmut. Como elaborar um relato de pesquisa. Brasília, DF: UnB, 2003. 23 p. (Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais; n. 2).

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MELO, Geovana Ferreira. Docência na universidade: em foco os formadores de professores. In: MELO, Geovana Ferreira; NAVES, Marisa Lomônoco de Paula (org.). Didática e docência universitária. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.

PACHANE, Graziela Giusti. Formação de professores para a docência universitária no Brasil: uma introdução histórica. Aprender: caderno de filosofia e psicologia da educação, Vitória da Conquista, BA, ano 7, n. 12, p. 25-42, jan./jun. 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010.

SAMPAIO, Adelar Aparecido; STOBÄUS, Claus Dieter. O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, RS, v. 22, n. 2, p. 371-391, jul./dez. 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Resolução nº 18, de 13 de dezembro de 2018. Regulamenta os procedimentos de avaliação do estágio probatório e aquisição de estabilidade do servidor investido em cargo público de provimento efetivo na UFTM. Uberaba, MG: UFTM, 2018. 17 f.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Resolução nº 3 de 16 de abril de 2013, do Conselho Universitário da UFTM. Aprova o plano de desenvolvimento institucional - PDI - Ciclo 2012-2016 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG: UFTM, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico institucional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro: PPI UFTM 2017-2021. Uberaba, MG: UFTM, 2017. 78 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Programa “Bem-vindo, Professor”. Uberaba, MG: UFTM, 2019.22 p. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/proens/apoio-tecnico-pedagogico/bemvindo. Acesso em: 05 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Bernardo, J. C. O., Salge, E. H. C. N., & Batista, W. R. (2020). Formação pedagógica de docentes em estágio probatório na UFTM. Revista Profissão Docente, 20(43), 01–14. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1349

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)