LINGUAGENS ARTÍSTICAS E ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i22.184Resumo
A alfabetização é tema central nos estudos em educação por se vincular ao problema do fracasso escolar e à qualidade da educação básica. Ao enfocar o trabalho de três professoras alfabetizadoras atuantes em escola municipal de Uberaba, MG, esta pesquisa objetivou compreender como estratégias relativas às atividades artísticas contribuem para uma alfabetização bem sucedida. Os dados provêm de observação não participante, questionários, entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos pedagógicos e de produções dos alunos e alunas. Os resultados mostram as possibilidades de mediação das linguagens artísticas no processo de alfabetização, e indicam que as mesmas podem contribuir para superar desafios de uma fase primordial da educação escolar — a alfabetização.Downloads
Publicado
2011-09-30
Como Citar
SALGE, E. H. C. N.; ALMEIDA, C. M. de C. LINGUAGENS ARTÍSTICAS E ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 66–90, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i22.184. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/184. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.