PROFESSOR, ENSINO E APRENDIGEM NO IDEÁRIO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1010Resumo
RESUMO: Este estudo integra os subprojetos investigativos da REDECENTRO[1], que tem por objetivo conhecer as características teórico-metodológicas das pesquisas educacionais que versam sobre o professor nos programas de pós-graduação em educação do Centro-Oeste. Especificamente, apresenta as concepções de professor e ensino–aprendizagem no ideário pedagógico materialista histórico dialético presente em dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/PPGED-UFU no período 2006–9. Os resultados evidenciam uma abordagem predominantemente na perspectiva crítica de educação inspirada no materialismo histórico dialético. Palavras-chave: Ideário Pedagógico; Professor; Materialismo Histórico Dialético; PPGED-UFU. [1] REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre professores (as) da Região Centro-Oeste, formalizada em 2011, pelas Instituições de Ensino Superior: Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Uberaba e Universidade Federal de Uberlândia, na pesquisa “A produção acadêmica sobre professores (as): estudo interinstitucional da região Centro-Oeste”.Downloads
Publicado
2016-05-19
Como Citar
DE PAULA NAVES, M. L.; DA SILVA, E. C.; DOS SANTOS, A. N. F. PROFESSOR, ENSINO E APRENDIGEM NO IDEÁRIO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 78–90, 2016. DOI: 10.31496/rpd.v15i33.1010. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1010. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
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Artigos
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