PROFESSOR, ENSINO E APRENDIGEM NO IDEÁRIO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1010Abstract
RESUMO: Este estudo integra os subprojetos investigativos da REDECENTRO[1], que tem por objetivo conhecer as características teórico-metodológicas das pesquisas educacionais que versam sobre o professor nos programas de pós-graduação em educação do Centro-Oeste. Especificamente, apresenta as concepções de professor e ensino–aprendizagem no ideário pedagógico materialista histórico dialético presente em dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/PPGED-UFU no período 2006–9. Os resultados evidenciam uma abordagem predominantemente na perspectiva crítica de educação inspirada no materialismo histórico dialético.
Palavras-chave: Ideário Pedagógico; Professor; Materialismo Histórico Dialético; PPGED-UFU.[1] REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre professores (as) da Região Centro-Oeste, formalizada em 2011, pelas Instituições de Ensino Superior: Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Uberaba e Universidade Federal de Uberlândia, na pesquisa “A produção acadêmica sobre professores (as): estudo interinstitucional da região Centro-Oeste”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.