REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFISSIONALIZAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/UFMT NOS ANOS DE 2008 E 2009

Autores

  • Filomena Maria de Arruda Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marlene Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fábio Mariani Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1012

Resumo

RESUMO: O presente artigo apresenta análises parciais dos dados levantados pelos membros do Grupo de Pesquisas em Políticas e Formação Docente –GEPForDoc referentes às produções acadêmicas defendidas nos anos 2008 e 2009 no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFMT segundo ficha de análise da REDECENTRO. As análises tomam como referência as temáticas: Formação de Professores, profissionalização e prática docente. Palavras-chave: Formação de Professores, Profissionalização – Prática docente.

Biografia do Autor

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar (2003) e pós-doutorado pela UFSCar (2012) . Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenadora de Ensino de Graduação em Pedagogia.Vice Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Política e Formação docente Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas específicos: formação de professores, desenvolvimento e aprendizagem profissional, pesquisa narrativa e trabalho docente, educação infantil e educação de jovens e adultos.

Marlene Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação na Linha de Pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Currículo, temática de Pesquisa: docência e memorial social, prosopografia e ação política de sujeitos envolvidos no exercício da docência e no exercício de cargos políticos eletivos, e prosopografia e biografia.

Fábio Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação na Linha de Pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Currículo, temática de Pesquisa: docência e memorial social, prosopografia e ação política de sujeitos envolvidos no exercício da docência e no exercício de cargos políticos eletivos, e prosopografia e biografia.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Monteiro, F. M. de A., Gonçalves, M., & Mariani, F. (2016). REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFISSIONALIZAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/UFMT NOS ANOS DE 2008 E 2009. Revista Profissão Docente, 15(33), 102–114. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1012

Edição

Seção

Artigos