DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DE ENSINAR FILOSOFIA A QUEM NÃO ESTÁ DISPOSTO A PENSAR O PENSAMENTO

Autores

  • Sérgio Rodrigues de Souza Faculdade Integradas Reunidas da Serra - FAIRES
  • Sandro Dau Faculdades Integradas São Pedro - FAESA

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1084

Resumo

Este artigo aborda a temática acerca da ‘didática e do ensino de filosofia no ensino médio. Sua relevância científica destaca-se pelo fato de apresentar ao meio acadêmico uma discussão ampla acerca de um objeto de trabalho que necessita de maior atenção por parte dos professores da área de Filosofia tanto no aspecto daquilo que será ensinado como de desenvolvimento de técnicas, métodos e didática que impulsione o interesse por parte dos alunos do Ensino Médio pela disciplina. Destaca sua relevância social como sendo de interesse da sociedade que a escola forme indivíduos mais aptos para desenvolver o raciocínio amplo, a autonomia e o senso crítico acurado. O objetivo geral é promover uma discussão em torno do ensino de Filosofia para os estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, factual, analítica, assumindo o enfoque materialista-dialético como método investigativo. Conclui-se que ensinar a pensar está entre as tarefas mais difíceis vinculadas aos processos educativos do ensino e da aprendizagem.   Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Ensino Médio; Filosofia; Pensar.

Biografia do Autor

Sérgio Rodrigues de Souza, Faculdade Integradas Reunidas da Serra - FAIRES

Coordenador Pedagógico da Faculdades Integradas Reunidas da Serra - FAIRES.

Sandro Dau, Faculdades Integradas São Pedro - FAESA

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Filosofia, Pós-Doutor em Filosofia. Professor titular das Faculdades Integradas São Pedro - FAESA.

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

DE SOUZA, S. R.; DAU, S. DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DE ENSINAR FILOSOFIA A QUEM NÃO ESTÁ DISPOSTO A PENSAR O PENSAMENTO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 35, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i35.1084. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1084. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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