DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DE ENSINAR FILOSOFIA A QUEM NÃO ESTÁ DISPOSTO A PENSAR O PENSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1084Resumo
Este artigo aborda a temática acerca da ‘didática e do ensino de filosofia no ensino médio. Sua relevância científica destaca-se pelo fato de apresentar ao meio acadêmico uma discussão ampla acerca de um objeto de trabalho que necessita de maior atenção por parte dos professores da área de Filosofia tanto no aspecto daquilo que será ensinado como de desenvolvimento de técnicas, métodos e didática que impulsione o interesse por parte dos alunos do Ensino Médio pela disciplina. Destaca sua relevância social como sendo de interesse da sociedade que a escola forme indivíduos mais aptos para desenvolver o raciocínio amplo, a autonomia e o senso crítico acurado. O objetivo geral é promover uma discussão em torno do ensino de Filosofia para os estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, factual, analítica, assumindo o enfoque materialista-dialético como método investigativo. Conclui-se que ensinar a pensar está entre as tarefas mais difíceis vinculadas aos processos educativos do ensino e da aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Ensino Médio; Filosofia; Pensar.
Referências
BRASIL. Ciências humanas e suas tecnologias:
Orientações curriculares para o Ensino Médio. v. 3. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DIMENSTEIN, Gilberto; STRECKER, Heider; GIANSANTI, Alvaro Cesar. Dez lições de Filosofia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008.
GRAMSCI, Antonio. Problemas de filosofia e história. Que é homem?. In:______. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1966.
HORN, Geraldo Bauduino. Filosofia no ensino médio. In: KUENZER, Acácia (org.). Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
LIPMAN, Matthew. A Filosofia vai à escola. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
LUZ, Luiz Carlos Sacramento da; ESPÍRITO SANTO, Eniel do. O ensino de filosofia no ensino médio: desafios e possibilidades para a prática filosófica enquanto ação transformadora. Revista Intersaberes, Curitiba, PR. v. 7, n.14, p. 309 - 321, ago./dez. 2012. Disponível em:< https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/326/198>. Acesso em: 12 ago. 2016.
MORALES, María del Carmen Fernández. José Martí, Paradigma de Educador Social. Tesis (Doctoral)-Instituto Pedagógico, Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, La Habana, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Wilhelm. Escritos Sobre Educação. Rio de Janeiro: PUC/Loyola, 2008.
PEIXOTO, Afrânio. Psicopatologia Forense. 5. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1938.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. São Paulo: Hunter Books, 2014.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9.ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2005.
SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. In:______. Parerga Und Pariloponema. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
VALLS, Álvaro. A Filosofia no II grau.. Porto Alegre: Correio do Povo, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.