A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DIDÁTICO

Autores

  • Sérgio Rodrigues de Souza Faculdade Integradas Reunidas da Serra - FAIRES
  • Sandro Dau Faculdades São Pedro - FAESA

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.998

Resumo

Este artigo aborda o tema da didática. Sua relevância científica encontra-se no fato de que poderá lançar luz sobre um tema muito falado e pouco estudado com a devida profundidade científica. Promoverá um entendimento maior acerca das vivências cotidianas e das condições não formais de aprendizagem, como a experiência social. Sua relevância didática está no fato de auxiliar os professores no entendimento de uma proposta, que em muito pode auxiliar os profissionais na sua práxis. O objetivo é discutir como a teoria de Vygotsky colabora na execução do trabalho em sala de aula, considerando a realidade social dos alunos. A Zona de Desenvolvimento Proximal é produto de uma intensa investigação empírica, portanto, não pode ser considerada como uma atividade-meio nem como uma atividade-fim.   Palavras-Chave: Levi Semenovich Vygotsky. Zona de Desenvolvimento Proximal. Zona de Desenvolvimento Potencial. Ensino-Aprendizagem.

Biografia do Autor

Sérgio Rodrigues de Souza, Faculdade Integradas Reunidas da Serra - FAIRES

Coordenador Pedagógico da Faculdades Integradas Reunidas da Serra - FAIRES.

Sandro Dau, Faculdades São Pedro - FAESA

Professor Pós-Doutor em Filosofia. Professor titular das Faculdades Reunidas São Pedro - FAESA

Referências

COSTA VAL, Maria da Graça; MATA, Maria Aparecida da; TONELI, Neiva Costa. Conhecer a Leitura Escrita, Ler Textos Com Compreensão. Belo Horizonte: UFMG/SEE-MG, 2007.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente - a Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

http://www.uma.pt/carlosfino/Documentos/Powerpoint_Vygotsky.pdf.

PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Editora Ática, 2002b (b).

SARDIÑAS, Jorge Luís Gotay. Comunicación personal. La Habana: Universidad de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varona”, 2015.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

DE SOUZA, S. R.; DAU, S. A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DIDÁTICO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 34, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i34.998. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/998. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos