A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.998Resumo
Este artigo aborda o tema da didática. Sua relevância científica encontra-se no fato de que poderá lançar luz sobre um tema muito falado e pouco estudado com a devida profundidade científica. Promoverá um entendimento maior acerca das vivências cotidianas e das condições não formais de aprendizagem, como a experiência social. Sua relevância didática está no fato de auxiliar os professores no entendimento de uma proposta, que em muito pode auxiliar os profissionais na sua práxis. O objetivo é discutir como a teoria de Vygotsky colabora na execução do trabalho em sala de aula, considerando a realidade social dos alunos. A Zona de Desenvolvimento Proximal é produto de uma intensa investigação empírica, portanto, não pode ser considerada como uma atividade-meio nem como uma atividade-fim. Palavras-Chave: Levi Semenovich Vygotsky. Zona de Desenvolvimento Proximal. Zona de Desenvolvimento Potencial. Ensino-Aprendizagem.Referências
COSTA VAL, Maria da Graça; MATA, Maria Aparecida da; TONELI, Neiva Costa. Conhecer a Leitura Escrita, Ler Textos Com Compreensão. Belo Horizonte: UFMG/SEE-MG, 2007.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente - a Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
http://www.uma.pt/carlosfino/Documentos/Powerpoint_Vygotsky.pdf.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Editora Ática, 2002b (b).
SARDIÑAS, Jorge Luís Gotay. Comunicación personal. La Habana: Universidad de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varona”, 2015.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.