COLABORAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PESQUISA

Autores

  • Elane Nardotto Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1085

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a concepção de colaboração como orientação metodológica de investigações voltadas para a produção de dados em que a teoria e a prática pedagógica sejam debatidas entre professores e pesquisadores, ultrapassando a ideia de pesquisa como produtora, apenas, de diagnóstico e de avaliação do fazer docente. De orientação metodológica, a colaboração se constitui como uma “tecnologia” de formação, haja vista, orientar-se no diálogo enquanto “arena de luta” em que as vozes dos participantes se inter-relacionam entre si de forma mais democrática mediante sessões de reflexão e estudo, superando, desse modo, formações de caráter tecnicista em que há uma unilateralidade sem uma “escuta sensível” dos participantes. Como exemplo de tal abordagem, este artigo socializa dados do Projeto de Pesquisa “Colaboração nas práticas pedagógicas dos anos finais do Ensino Fundamental: mobilização conceitual e formação de docentes de Língua Portuguesa” realizado com professores da Secretaria Municipal da cidade de Jequié, no interior da Bahia, e chancelado pelo Grupo de Pesquisa “Educação, Linguagens e Práxis Pedagógica” do Instituto Federal da Bahia.

Biografia do Autor

Elane Nardotto, Instituto Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Letras e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Especialização em Literatuta Brasileira pela Universidade Salgado Filho e Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora efetiva de Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA/Campus Jequié) e Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Educação, Linguagem e Práxis Pedagógica neste mesmo Campus. Atuou como Coordenadora de Pesquisa no Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia de 2008 a 2013, ao passo que atuou de 2008 a 2011 como professora dos Cursos de Letras e Pedagogia nesta última universidade (Campus/Jequié). Ademais, atuou como docente da Especialização em Gestão Escolar na UFES e na UFBA e como professora da Educacão Básica.

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

Nardotto, E. (2017). COLABORAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PESQUISA. Revista Profissão Docente, 16(35). https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1085

Edição

Seção

Artigos