COLABORAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1085Abstract
Este trabalho objetiva apresentar a concepção de colaboração como orientação metodológica de investigações voltadas para a produção de dados em que a teoria e a prática pedagógica sejam debatidas entre professores e pesquisadores, ultrapassando a ideia de pesquisa como produtora, apenas, de diagnóstico e de avaliação do fazer docente. De orientação metodológica, a colaboração se constitui como uma “tecnologia” de formação, haja vista, orientar-se no diálogo enquanto “arena de luta” em que as vozes dos participantes se inter-relacionam entre si de forma mais democrática mediante sessões de reflexão e estudo, superando, desse modo, formações de caráter tecnicista em que há uma unilateralidade sem uma “escuta sensível” dos participantes. Como exemplo de tal abordagem, este artigo socializa dados do Projeto de Pesquisa “Colaboração nas práticas pedagógicas dos anos finais do Ensino Fundamental: mobilização conceitual e formação de docentes de Língua Portuguesa” realizado com professores da Secretaria Municipal da cidade de Jequié, no interior da Bahia, e chancelado pelo Grupo de Pesquisa “Educação, Linguagens e Práxis Pedagógica” do Instituto Federal da Bahia.
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