APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICA PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Rodrigo dos Reis Nunes Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IV
  • Josiane da Cruz Lima Ribeiro Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IV
  • Ricardo José Rocha Amorim Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IV

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1108

Resumo

O presente artigo é resultado do projeto de intervenção do mestrado profissional e objetiva analisar se a aprendizagem colaborativa possibilita novos comportamentos e atitudes quanto ao uso das tecnologias digitais e contemporâneas nas aulas de língua inglesa e suscita reflexões sobre a prática docente. Partimos da ideia que as tecnologias digitais podem fornecer significativas mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem, para tanto foi empreendida uma pesquisa participante e, durante o processo, buscamos analisar a influência da aprendizagem colaborativa na formação docente. A experiência da aprendizagem colaborativa proporciona reflexão sobre a prática docente, motiva professores a pensarem sobre sua práxis, entusiasma com o surgimento de novas ideias e possibilita novo olhar sobre o uso das tecnologias digitais nas salas.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Reis Nunes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IV

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Ciências Humanas - Campus IV/Jacobina-BA (2016). Possui graduação em Licenciatura em Letras Língua Inglesa pela Universidade do Estado da Bahia (2005). Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo IBPEX (2006). Pós-Graduado em Tecnologias em Educação pela PUC-RIO/SEED-MEC (2010). Atualmente é coordenador do Colegiado de Letras Língua Inglesa e Literaturas e professor de língua inglesa no Colégio Estadual de Serrolândia e professor auxiliar pela UNEB - Campus IV/Jacobina-BA, com experiência nas áreas de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). É membro do Grupo de Pesquisa Cultura Visual, Educação e Linguagens (CULT-VI), vinculados à UNEB/Campus IV.

Josiane da Cruz Lima Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IV

Mestra em Educação e Diversidade pela Uneb, possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Especialização em Estudos Literários (UNEB), Especialização em Técnicas e Planejamento de Ensino, Especialização em Gestão Escolar (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Culti-VI (UNEB-Campus IV) e do DIFEBA (UNEB-Campus IV). Atualmente é professora da Escola Municipal São Sebastião e professora do Colégio Estadual João Queiroz.

Ricardo José Rocha Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IV

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - revalidado como Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (registrado, processo nº 009949/2009-SRD). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Tem experiência na área de Inteligencia Artificial com ênfase em representação de conhecimento, Engenharia de Software e Web Semantica na Educação, atuando principalmente com: Ontologia Educacional, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design. Participa de corpo editorial e como revisor de periódico internacional e conferências.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzein. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1996.

CALEFFE, L. G. MOREIRA, Herivelto. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

DILLENBOURG, P. What do you mean by collaborative learning?. In: DILLENBOURG, P. (Ed). Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches. Oxford: Elsevier, p.1-19, 1999.

GIDDENS, A. Modernidade e Identidade. Tradução Plínio Dentzein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

MACEDO, R. S. Atos de currículo, formação em ato?. Salvador: Editus – UESC, 2011.

PANITZ, T. A definition of collaborative vs cooperative learning. Disponível em: <http://colccti.colfinder.org/sites/default/files/a_definition_of_collaborative_vs_cooperative_learning.pdf>. Acesso em: 01 out. 2014.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

ROSCHELLE, J.; TEASLEY S. D. The construction of shared knowledge in collaborative problem solving. In: CE, O. (Ed). Computer-Supported Collaborative Learning. Berlin: Springer-Verlag, 1995. Disponível em: <http://tecfa.unige.ch/tecfa/publicat/dil-papers-2/cscl.pdf.>. Acesso em: 01 out. 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Nunes, R. dos R., Ribeiro, J. da C. L., & Amorim, R. J. R. (2017). APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICA PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Profissão Docente, 17(36). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1108

Edição

Seção

Artigos