APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICA PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1108Abstract
O presente artigo é resultado do projeto de intervenção do mestrado profissional e objetiva analisar se a aprendizagem colaborativa possibilita novos comportamentos e atitudes quanto ao uso das tecnologias digitais e contemporâneas nas aulas de língua inglesa e suscita reflexões sobre a prática docente. Partimos da ideia que as tecnologias digitais podem fornecer significativas mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem, para tanto foi empreendida uma pesquisa participante e, durante o processo, buscamos analisar a influência da aprendizagem colaborativa na formação docente. A experiência da aprendizagem colaborativa proporciona reflexão sobre a prática docente, motiva professores a pensarem sobre sua práxis, entusiasma com o surgimento de novas ideias e possibilita novo olhar sobre o uso das tecnologias digitais nas salas.References
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzein. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1996.
CALEFFE, L. G. MOREIRA, Herivelto. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
DILLENBOURG, P. What do you mean by collaborative learning?. In: DILLENBOURG, P. (Ed). Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches. Oxford: Elsevier, p.1-19, 1999.
GIDDENS, A. Modernidade e Identidade. Tradução Plínio Dentzein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
MACEDO, R. S. Atos de currículo, formação em ato?. Salvador: Editus – UESC, 2011.
PANITZ, T. A definition of collaborative vs cooperative learning. Disponível em: <http://colccti.colfinder.org/sites/default/files/a_definition_of_collaborative_vs_cooperative_learning.pdf>. Acesso em: 01 out. 2014.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
ROSCHELLE, J.; TEASLEY S. D. The construction of shared knowledge in collaborative problem solving. In: CE, O. (Ed). Computer-Supported Collaborative Learning. Berlin: Springer-Verlag, 1995. Disponível em: <http://tecfa.unige.ch/tecfa/publicat/dil-papers-2/cscl.pdf.>. Acesso em: 01 out. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.