FORMAÇÃO DOCENTE NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO PIEMONTE DA DIAMANTINA: DIVERSIDADES EM FOCO

Autores

  • Ana Lúcia Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia- Uneb.
  • Taine Santos Pereira
  • Fernando Macedo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1128

Resumo

O texto em tela apresenta resultado parcial da pesquisa intitulada “Profissão docente na educação básica do Piemonte da Diamantina: formação, contextos de diversidade e práticas pedagógicas”, o qual toma a profissão docente como objeto de estudo cujos objetivos são: investigar como as questões da educação sexual e do trato com a inclusão têm sido incorporadas e trabalhadas pelos docentes da Educação Básica, a fim de realizar a formação integral dos sujeitos numa perspectiva interdisciplinar. Ancorando-se na abordagem da pesquisa documental de natureza exploratória, a pesquisa utilizou como dispositivos o levantamento quantitativo nos relatórios de gestão, os questionários e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Os resultados parciais apresentaram indícios de que o trato com o ensino inclusivo e a sexualidade na Educação Básica vem demandando revestida vontade política das instituições envolvidas. Palavras-chave: Profissão docente. Educação Básica. Diversidades. 

Biografia do Autor

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia- Uneb.

Ciências Humanas- Educação.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A etnografia na prática escolar. Campinas, São Paulo: Papirus, 2002.

ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC/ SEESP, 2001.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARVALHO, A. L. O. F. Educação inclusiva e seus impactos nas práticas pedagógicas na rede municipal de Jacobina/BA: estudo colaborativo na escola professor Carlos Gomes da Silva. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Diversidade)-Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas –DCH – IV, Jacobina, 2016.

CELLARD, A. A análise documental. In. POUPART, J. et al. Pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos/tradução de Ana Cristina Nasser. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 295-316.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2002.

MANTOAN, M. T. E. O direito de ser, sendo diferente, na escola. Revista CEJ, Brasília, n. 26, p. 36-44, jul./set. 2004.

MARTINS. L. A. R. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In: MIRANDA, T. G.; FILHO, T. A. G. (Orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares, Salvador: EDUFBA, 2012, 491 p.

MONTEIRO, F. M. A. Narrativas: estratégias investigo-formativas para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência. In: SOUZA, E. C.; PASSEGI, M. C. (Org). Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 237-248.

TONELI, M. J. F. Sexualidade, gênero e gerações: continuando o debate. In JACÓ-VIVELA, A. M.; SATO, L. (orgs). Diálogos em sicologia social. Rio de Janeiro. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 147-157.

SILVA, A. L. G. Profissão docente na educação básica do Piemonte da Diamantina: formação, contextos de diversidade e práticas pedagógicas. UNEB, Jacobina, 2015.[ pesquisa em andamento nos estudos de pós- doutoramento e iniciação científica].

SCAVONI, M. P. P. Representações sociais de professores sobre inclusão e o projeto político pedagógico: a escola em movimento. 2016. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Est.Paulista Júlio De Mesquita Filho/Marilia. São Paulo, 2016.

VEIGA, I. P. A. Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

DA SILVA, A. L. G.; SANTOS PEREIRA, T.; MACEDO DA SILVA, F. FORMAÇÃO DOCENTE NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO PIEMONTE DA DIAMANTINA: DIVERSIDADES EM FOCO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 35, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i35.1128. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1128. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos