FORMAÇÃO DOCENTE NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO PIEMONTE DA DIAMANTINA: DIVERSIDADES EM FOCO

Autores

  • Ana Lúcia Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia- Uneb.
  • Taine Santos Pereira
  • Fernando Macedo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1128

Resumo

O texto em tela apresenta resultado parcial da pesquisa intitulada “Profissão docente na educação básica do Piemonte da Diamantina: formação, contextos de diversidade e práticas pedagógicas”, o qual toma a profissão docente como objeto de estudo cujos objetivos são: investigar como as questões da educação sexual e do trato com a inclusão têm sido incorporadas e trabalhadas pelos docentes da Educação Básica, a fim de realizar a formação integral dos sujeitos numa perspectiva interdisciplinar. Ancorando-se na abordagem da pesquisa documental de natureza exploratória, a pesquisa utilizou como dispositivos o levantamento quantitativo nos relatórios de gestão, os questionários e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Os resultados parciais apresentaram indícios de que o trato com o ensino inclusivo e a sexualidade na Educação Básica vem demandando revestida vontade política das instituições envolvidas. Palavras-chave: Profissão docente. Educação Básica. Diversidades. 

Biografia do Autor

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia- Uneb.

Ciências Humanas- Educação.

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

DA SILVA, A. L. G.; SANTOS PEREIRA, T.; MACEDO DA SILVA, F. FORMAÇÃO DOCENTE NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO PIEMONTE DA DIAMANTINA: DIVERSIDADES EM FOCO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 35, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i35.1128. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1128. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos