UMA LEITURA DE RETALHOS: Vidas Secas no Cotidiano de uma Escola Pública

Autores

  • Profa. Mariana Fogaça Marcelo Watanabe Universidade de Sorocaba - UNISO - Sorocaba/SP
  • Profa. Dra. Eliete Jussara Nogueira Universidade de Sorocaba - UNISO - Sorocaba/SP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1129

Resumo

Há necessidade de ensinar Literatura como instrumento de emancipação e produtora de pensamento, dessa forma pensar em práticas pedagógicas foi o tema desse trabalho, e teve como objetivo apresentar uma prática pedagógica a alunos do ensino médio, de uma escola estadual do interior de S.P. Como metodologia para este relato de experiência, foi utilizado registros de um diário de campo. O referencial teórico de Bauman, para entender o mundo líquido, Candido e Gonçalves Filho, para a análise da importância da Literatura, Freire e Zilberman na relação das práticas. A prática pedagogia relata leituras compartilhadas, leituras de fotografias, documentário, entrevista e leitura dos capítulos, denominada leitura de retalhos da obra Vidas Secas. Os resultados apontaram uma maior participação dos alunos que conseguiram analisar, desde os elementos da narrativa até a intertextualidade da temática literária com os grandes temas da atualidade.

Biografia do Autor

Profa. Mariana Fogaça Marcelo Watanabe, Universidade de Sorocaba - UNISO - Sorocaba/SP

Professora de Língua Portuguesa e suas Literaturas desde 2005, no setor privado e público. Mestranda em Educação na Universidade de Sorocaba - Uniso - Sorocaba/SP.

Profa. Dra. Eliete Jussara Nogueira, Universidade de Sorocaba - UNISO - Sorocaba/SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Sorocaba - Uniso - Sorocaba/SP.

Referências

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

WATANABE, P. M. F. M.; NOGUEIRA, P. D. E. J. UMA LEITURA DE RETALHOS: Vidas Secas no Cotidiano de uma Escola Pública. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 35, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i35.1129. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1129. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos