UMA LEITURA DE RETALHOS: Vidas Secas no Cotidiano de uma Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1129Abstract
Há necessidade de ensinar Literatura como instrumento de emancipação e produtora de pensamento, dessa forma pensar em práticas pedagógicas foi o tema desse trabalho, e teve como objetivo apresentar uma prática pedagógica a alunos do ensino médio, de uma escola estadual do interior de S.P. Como metodologia para este relato de experiência, foi utilizado registros de um diário de campo. O referencial teórico de Bauman, para entender o mundo líquido, Candido e Gonçalves Filho, para a análise da importância da Literatura, Freire e Zilberman na relação das práticas. A prática pedagogia relata leituras compartilhadas, leituras de fotografias, documentário, entrevista e leitura dos capítulos, denominada leitura de retalhos da obra Vidas Secas. Os resultados apontaram uma maior participação dos alunos que conseguiram analisar, desde os elementos da narrativa até a intertextualidade da temática literária com os grandes temas da atualidade.
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