Reflexão sobre a ação na formação e prática docente: autoconhecimento e identidade profissional

Autores

  • Helena de Ornellas Sivieri-Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil
  • Dennis Gabiatti Lopes Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil
  • Renata Lemos Crisóstomo Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1168

Resumo

A constituição da identidade docente passa por caminhos teóricos, práticos, sociais, culturais e individuais. Este trabalho objetivou identificar a relação que o professor estabelece entre suas dimensões pessoais e profissionais na sua formação e prática diária. Utilizou três ferramentas para coleta de dados: história de vida temática, registro de campo e grupo focal. Participaram da pesquisa cinco professores da rede pública de ensino de Uberaba e região. Os resultados mostram cinco categorias de acordo com a temática principal: Escolha da carreira docente, Identidade e Perfil Profissional, Dimensões pessoais, Estratégias e Angústias e perspectivas. Pode-se perceber que a identidade profissional e pessoal dos docentes estão (retirada) ligados e podem ser percebidos através das reflexões de suas práticas profissionais. Fazer o caminho reflexivo sobre sua prática permite então ao professor ter ferramentas para atuar de maneira a edificar uma prática de ensino que não se limite à reprodução mecanicista do conhecimento.

Biografia do Autor

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

Doutora em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto e Mestre em Psicologia Escolar pela PUC de Campinas. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.

Dennis Gabiatti Lopes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e atua como psicólogo escolar no Colégio Opção (Uberaba, MG).

Renata Lemos Crisóstomo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Sivieri-Pereira, H. de O., Lopes, D. G., & Crisóstomo, R. L. (2018). Reflexão sobre a ação na formação e prática docente: autoconhecimento e identidade profissional. Revista Profissão Docente, 18(38), 83–103. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1168

Edição

Seção

Artigos