Reflexão sobre a ação na formação e prática docente: autoconhecimento e identidade profissional

Autores

  • Helena de Ornellas Sivieri-Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil
  • Dennis Gabiatti Lopes Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil
  • Renata Lemos Crisóstomo Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1168

Resumo

A constituição da identidade docente passa por caminhos teóricos, práticos, sociais, culturais e individuais. Este trabalho objetivou identificar a relação que o professor estabelece entre suas dimensões pessoais e profissionais na sua formação e prática diária. Utilizou três ferramentas para coleta de dados: história de vida temática, registro de campo e grupo focal. Participaram da pesquisa cinco professores da rede pública de ensino de Uberaba e região. Os resultados mostram cinco categorias de acordo com a temática principal: Escolha da carreira docente, Identidade e Perfil Profissional, Dimensões pessoais, Estratégias e Angústias e perspectivas. Pode-se perceber que a identidade profissional e pessoal dos docentes estão (retirada) ligados e podem ser percebidos através das reflexões de suas práticas profissionais. Fazer o caminho reflexivo sobre sua prática permite então ao professor ter ferramentas para atuar de maneira a edificar uma prática de ensino que não se limite à reprodução mecanicista do conhecimento.

Biografia do Autor

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

Doutora em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto e Mestre em Psicologia Escolar pela PUC de Campinas. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.

Dennis Gabiatti Lopes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e atua como psicólogo escolar no Colégio Opção (Uberaba, MG).

Renata Lemos Crisóstomo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Brasil

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza D. A.; PONTIN, Marta M. D. O Diário Reflexivo, Avaliação e Investigação Didática. Revista Meta: Avaliação, vol. 2, n.4, p. 13-30. 2010.

ANGOTTI, José A. P.; AUTH, Milton A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, vol. 7, n. 1, p. 15-27. 2001.

ALVES, Cláudia. O educador e sua relação com o passado. Educação em Revista, vol.28, n.3, p. 205-217, set. 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BATISTA, Jaqueline Brito et al. O ambiente que adoece: condições ambientais de trabalho do professor do ensino fundamental. Cadernos Saúde Coletiva, vol. 18, n. 2, p. 234-242. 2010.

BORGES, Sheila S. C. B.. A identidade do professor do ensino médio: autoconhecimento e conscientização. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos-SP. Disponível em: <http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/148>. Acesso em: 10 ago. 2016.

BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11653.pdf>. Acesso em: 10 jun 2017.

BURNIER, Suzana et al. História de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, 12(35), p. 343-358, maio/ago 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a13v1235.pdf>. Acesso em 10 jun. 2017.

CARLINI-COTRIM, Beatriz. Potencialidades da técnica grupo focal em investigações sobre abuso de substâncias. Rev. Saúde Pública. V.30, n.3. São Paulo, p.285-293, jun. 1996.

CAVACO, Maria Helena. Ofício do Professor: O Tempo e as Mudanças. IN: NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto. Portugal: Porto Editora, 1991, p. 155-191.

COSTA, Anelise dos Santos; ANTONIOLI, Camyla; DAL-FORNO, Letícia F. O professor reflexivo e o reconhecimento das altas habilidades/superdotação. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012. Anais... Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2578/480. Acesso em 10 jun 2016.

CUNHA, Regiane Stafim et al. Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar. Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 585-596, 2016.

DEWEY, John. Cómo pensamos. Barcelona: Paidós, 1989.

DINIZ, Renato Eugênio da Silva; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Formação inicial reflexiva de professores de Ciências e Biologia: possibilidades e limites de uma proposta. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 4, n.2, p. 27-39. 2004.

FONTANA, Roseli A C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999

GALINDO, Wedna Cristina Marinho. A construção da identidade profissional docente. Psicologia Ciência e Profissão, v. 24, n. 2, p. 14-23, jun. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2017

GARRIDO, Elsa; CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Reflexão sobre a prática e qualificação da formação inicial docente. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 149-168. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a06.pdf. Acesso em 20 jun. 2016.

IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto et al. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978. Acesso em 10 jun. 2017.

JUNGES, Kelen S.; BERRENS, Marilda Aparecida; TORRES, Patricia L. Desenvolvimento profissional e a prática reflexiva: uma experiência de formação de docentes universitários no nível stricto sensu no paradigma da complexidade. Revista e-Curriculum, v.8, n.1, abr. 2012. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/9028>. Acesso em: 10 jun. 2017.

LASKY, Sue. A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform. Teaching and Teacher Education, n. 21, p. 899-916, 2005.

LIMA, Maria de Fátima E. Mendonça; LIMA FILHO, Dario de Oliveira. Condições de trabalho e saúde do/a professor/a universitário/a. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v.14, n. 3, p. 62-82, nov. 2009. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212009000300006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 jun 2017.

MARCELO GARCIA, Carlos. A formação de professores: centro de atenção e pedra-de-toque. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal: Publicações dom Quixote, 1992, p. 51-76.

MARTINAZZO, Celso José. Apresentação. In: Histórias de Vida de Professores: formação, experiências e práticas. Ijuí: Unijuí, 2000, p. 53-78.

NARDI, Henrique Caetano; QUARTIERO, Eliana. Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escolar. Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, n.11, p. 59-87. Ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64872012000500004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 jun. 2917.

NETO, Eulália. Os projetos de trabalho: uma experiência integradora na formação inicial de professores. Revista Portuguesa de Educação, vol. 27, n.2, p.83-107, 2014. Disponível em:

<http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v27n2/v27n2a05.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto, p. 11-30, 1992.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor – pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos, vol. 5, n. 1, p. 9-22. 2005.

SANTOS, Gideon Borges dos. Os professores e seus mecanismos de fuga e enfrentamento. Trabalho, educação e Saúde, v. 7, n. 2, p. 285-304, out. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jun. 2017.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, António (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1992, p. 77-91.

SILVA, Marilda da. Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz. Cadernos de Pesquisa, n. 115, 195-205. Março 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a08n115.pdf>. Acesso em 10 jun. 2017.

SIVIERI-PEREIRA, Helena. de Ornellas. O professor principiante e os espaços de interação entre as dimensões pessoais e profissionais da carreira docente. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) – USP Ribeirão Preto, 2008.

SOUTO, Romélia Mara Alves; PAIVA, Paulo Henrique A. Avelar. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática. Pro-Posições, v. 24, n. 1, p. 201-224, jan. 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642669>. Acesso em: 03 out. 2016.

SOUZA, Ana Paula Gestoso de et al . A escrita de diários na formação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 181-210, mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jun. 2017

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed. 2004

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

SIVIERI-PEREIRA, H. de O.; LOPES, D. G.; CRISÓSTOMO, R. L. Reflexão sobre a ação na formação e prática docente: autoconhecimento e identidade profissional. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 83–103, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i38.1168. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1168. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos