Reflexão sobre a ação na formação e prática docente: autoconhecimento e identidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1168Abstract
A constituição da identidade docente passa por caminhos teóricos, práticos, sociais, culturais e individuais. Este trabalho objetivou identificar a relação que o professor estabelece entre suas dimensões pessoais e profissionais na sua formação e prática diária. Utilizou três ferramentas para coleta de dados: história de vida temática, registro de campo e grupo focal. Participaram da pesquisa cinco professores da rede pública de ensino de Uberaba e região. Os resultados mostram cinco categorias de acordo com a temática principal: Escolha da carreira docente, Identidade e Perfil Profissional, Dimensões pessoais, Estratégias e Angústias e perspectivas. Pode-se perceber que a identidade profissional e pessoal dos docentes estão (retirada) ligados e podem ser percebidos através das reflexões de suas práticas profissionais. Fazer o caminho reflexivo sobre sua prática permite então ao professor ter ferramentas para atuar de maneira a edificar uma prática de ensino que não se limite à reprodução mecanicista do conhecimento.
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