A implementação da avaliação formativa e sumativa no ensino da Educação Física.

Autores

  • Francisco Miranda Gonçalves Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESE-IPVC, Portugal; Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde – CI&DETS, Portugal
  • Ricardo Franco Lima Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESDL-IPVC, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1174

Resumo

A avaliação consiste na recolha de informações necessárias para um melhor desempenho do processo de aprendizagem dos alunos. O presente estudo teve como objetivos: i) conhecer até que ponto os professores do ensino secundário recorrem à avaliação formativa; ii) perceber a importância que os professores de Educação Física atribuem à avaliação formativa. Fizeram parte do estudo 71 professores dos ensinos básico e secundário regular, assim como 850 alunos, sendo 291 do 3º ciclo, 559 do ensino secundário. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que se recorre à avaliação formativa nos processos de ensino e que se atribui grande importância à mesma por parte dos professores. Verificou-se que classificação da Avaliação Sumativa tende a aumentar, relativamente à Avaliação Formativa.

Biografia do Autor

Francisco Miranda Gonçalves, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESE-IPVC, Portugal; Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde – CI&DETS, Portugal

Doutor em Ciências da Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal, e especialista em intervenção didática e avaliação. É professor supervisor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pesquisador do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Portugal.

Ricardo Franco Lima, Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESDL-IPVC, Portugal

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal, e especialista em educação física escolar. É professor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), Portugal.

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

GONÇALVES, F. M.; LIMA, R. F. A implementação da avaliação formativa e sumativa no ensino da Educação Física. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 117–127, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i38.1174. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1174. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos