A implementação da avaliação formativa e sumativa no ensino da Educação Física.

Autores

  • Francisco Miranda Gonçalves Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESE-IPVC, Portugal; Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde – CI&DETS, Portugal
  • Ricardo Franco Lima Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESDL-IPVC, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1174

Resumo

A avaliação consiste na recolha de informações necessárias para um melhor desempenho do processo de aprendizagem dos alunos. O presente estudo teve como objetivos: i) conhecer até que ponto os professores do ensino secundário recorrem à avaliação formativa; ii) perceber a importância que os professores de Educação Física atribuem à avaliação formativa. Fizeram parte do estudo 71 professores dos ensinos básico e secundário regular, assim como 850 alunos, sendo 291 do 3º ciclo, 559 do ensino secundário. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que se recorre à avaliação formativa nos processos de ensino e que se atribui grande importância à mesma por parte dos professores. Verificou-se que classificação da Avaliação Sumativa tende a aumentar, relativamente à Avaliação Formativa.

Biografia do Autor

Francisco Miranda Gonçalves, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESE-IPVC, Portugal; Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde – CI&DETS, Portugal

Doutor em Ciências da Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal, e especialista em intervenção didática e avaliação. É professor supervisor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pesquisador do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Portugal.

Ricardo Franco Lima, Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESDL-IPVC, Portugal

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal, e especialista em educação física escolar. É professor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), Portugal.

Referências

ALEXANDER, R. Culture and pedagogy: International comparisons in Primary Education. Journal of Education for Teaching, v. 27, n. 3, p. 281-289, 2001.

ATKINS, D. H., KELLY, K. T., & MORRISON, G. S. Development of the child evaluation measure: An assessment of children's learning across disciplines and in multiple contexts. Educational & Psychological Measurement, v. 61, n. 3, p. 505, 2001.

BLANCHARD, J. Targets, assessment for learning, and whole-school improvement. Cambridge Journal of Education, v. 33, n. 2, p. 257, 2003.

BROWN, N. What makes a good educator? The relevance of meta programmes. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 29, n. 5, p. 515-533, 2004.

CHEN, W., MASON, S., STANISZEWSKI, C., UPTON, A., & VALLEY, M. Assessing the quality of teachers' teaching practices. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 24, n. 1, p. 25-41, 2012.

CLARK, C. Effective multicultural curriculum transformation across disciplines. Multicultural Perspectives, v. 4, n. 3, p. 37-46, 2002.

DAMON, W. Dispositions and teacher assessment: The need for a more rigorous definition. Journal of Teacher Education, v. 58, n. 5, p. 365-369, 2007.

DANUSSO, L., TESTA, I., & VICENTINI, M. Improving prospective teachers' knowledge about scientific models and modelling: Design and evaluation of a teacher education intervention. International Journal of Science Education, v. 32, n. 7, p. 871-905, 2010.

DARABI, A. A. Application of cognitive apprenticeship model to a graduate course in performance systems analysis: A case study. Educational Technology Research and Development, v. 53, n. 1, p. 49-64, 2005.

GIAMBONA, F., VASSALLO, E., & VASSILIADIS, E. Educational systems efficiency in European Union Countries. Studies in Educational Evaluation, v. 37, n. 2-3, p. 108-122, 2011.

GIBBONS, B. A. Supporting elementary science education for english learners: A constructivist evaluation instrument. Journal of Educational Research, v. 96, n. 6, p. 371-380, 2003.

GONÇALVES, F. Formative evaluation in Physical Education initial teacher training courses. Journal of Physical Education and Sport Management, v. 3, n. 1, p. 1-5, 2012.

HALL, T. J., & SMITH, M. A. Teacher planning, instruction and reflection: what we know about teacher cognitive processes. Quest, v. 58, n. 4, p. 424-442, 2006.

HUMPHRIES, C. A., HEBERT, E., DAIGLE, K., & MARTIN, J. Development of a Physical Education teaching efficacy scale. Measurement, Physical Education & Exercise Science, v. 16, n. 4, p. 284-299, 2012.

LEACH, J., & MOON, B. Pedagogy, information and communications technology and teachers' professional knowledge. Curriculum Journal, v. 11, n. 3, p. 385-404, 2000.

MARTIN, K. A. Development and validation of the coaching staff cohesion scale. Measurement. Physical Education & Exercise Science, v. 6, n. 1, p. 23-42, 2002.

MORAIS, A. M., NEVES, I. P., & AFONSO, M. Teacher training processes and teachers' competence-a sociological study in the primary school. Teaching and Teacher Education: An International Journal of Research and Studies, v. 21, n. 4, p. 415-437, 2005.

RASMUSSEN, A.; FRICHE, N. Roles of assessment in secondary education: Participant perspectives. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 23, n. 2, p. 113-129, 2011.

ROTHSTEIN, R.; JACOBSEN, R. The goals of education. Phi Delta Kappan, v. 88, n. 4, p. 264-272, 2006.

SAUNDERS, L. The challenges of small-scale evaluation in a foreign country: Reflections on practice. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 22, n. 3, p. 199-213, 2010.

STUFFLEBEAM, D. L.; WINGATE, L. A. A self-assessment procedure for use in evaluation training. American Journal of Evaluation, v. 26, n. 4, p. 544-561, 2005.

WESTON, T. Formative evaluation for implementation: Evaluating educational technology applications and lessons. American Journal of Evaluation, v. 25, n. 1, p. 51-64, 2004.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

GONÇALVES, F. M.; LIMA, R. F. A implementação da avaliação formativa e sumativa no ensino da Educação Física. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 117–127, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i38.1174. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1174. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos