A criança com Transtorno do Espectro Autista, a escola e o professor: algumas reflexões

Autores

  • Hélen Bandeira Rosso Matias Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, Brasil
  • Melissa Probst Instituto Federal Catarinense – IFC/campus Araquari, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1190

Resumo

O presente estudo propõe uma reflexão sobre o transtorno do espectro autista (TEA), a criança, a escola e a ação e importância da ação docente. Objetivou-se, entre outros aspectos, refletir sobre os processos educativos e particularidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para a realização do estudo, do qual o presente texto é resultante, optou-se pela pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica. Partindo do pressuposto de que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é um tanto quanto desconhecido, no contexto social e educacional, justifica-se a discussão da questão. Conclui-se que conhecer a criança e o seu mundo particular pode tornar esse processo inclusivo, de aceitação como um processo duradouro, que poderá servir de amparo à criança, ao professor e à família, lembrando que o acesso à escola é um direito de todos.

Biografia do Autor

Hélen Bandeira Rosso Matias, Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, Brasil

Graduada em Pedagogia e especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

Melissa Probst, Instituto Federal Catarinense – IFC/campus Araquari, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC – campus Araguari) e da Universidade Regional de Blumenau. Integrante do Grupo de Pesquisa Saberes de Si e Vozes Livres da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Matias, H. B. R., & Probst, M. (2018). A criança com Transtorno do Espectro Autista, a escola e o professor: algumas reflexões. Revista Profissão Docente, 18(38), 158–170. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1190

Edição

Seção

Artigos