A criança com Transtorno do Espectro Autista, a escola e o professor: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1190Abstract
O presente estudo propõe uma reflexão sobre o transtorno do espectro autista (TEA), a criança, a escola e a ação e importância da ação docente. Objetivou-se, entre outros aspectos, refletir sobre os processos educativos e particularidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para a realização do estudo, do qual o presente texto é resultante, optou-se pela pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica. Partindo do pressuposto de que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é um tanto quanto desconhecido, no contexto social e educacional, justifica-se a discussão da questão. Conclui-se que conhecer a criança e o seu mundo particular pode tornar esse processo inclusivo, de aceitação como um processo duradouro, que poderá servir de amparo à criança, ao professor e à família, lembrando que o acesso à escola é um direito de todos.
Downloads
References
ARAÚJO, Álvaro Cabral; LOTUFO NETO, Francisco. A Nova Classificação Americana Para os Transtornos Mentais – o DSM-5. Revista. Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. V. XVI, no. 1, p.76-82, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v16n1/v16n1a07.pdf>. Acesso em 08 abr. 2017.
ASSUMPÇÃO JR., Francisco B. Diagnóstico diferencial dos transtornos abrangentes de desenvolvimento. In: CAMARGOS JR., Walter et al. (Orgs.). Transtornos invasivos do desenvolvimento. 2 ed. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2005.
ÁVILA, Laszlo A. Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis. Revista. Latinoamericana de Psicopatia Fundamental. São Paulo, v. 3, n. 1. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v3n1/1415-4714-rlpf-3-1-0011.pdf>. Acesso em 17 ago. 2017.
BOSA, Cleonice. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto et al. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BELISÁRIO JÚNIOR, José Ferreira; CUNHA Patrícia. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 9.
BORGES, Rosicléia Melori Ribeiro; PROBST, Melissa. Transtorno do espectro autista (tea) e as artes: o ensino da arte no universo autista. Revista de Educação Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, n. 7, v. 1, p. 46-66, jan./jul. 2015. Disponível em: <http://www.domalberto.edu.br/wp-content/uploads/2017/05/Transtorno-do-Espectro-Autista-TEA-e-as-Artes-O-Ensino-da-Arte-no-Universo-Autista.pdf>. Acesso em 4 dez. 2017.
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Linha de cuidado para a atenção integral ás pessoas com transtorno do espectro do autismo e suas famílias no sistema único de saúde: Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em 18 maio 2017.
COUTINHO, Ana Flávia de Oliveira. Interação Mãe-Criança Autista em situação de brincadeira livre e computador. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.
DOWN. Movimento-Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Escola para todos. Educação Inclusiva: O que os pais sabem? Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). Brasil, 2014.
GAUDERER. Ernst Christian. Autismo. São Paulo: Atheneu, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Camila Graciella Santos. Desempenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com transtorno do espectro autístico. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2975/1674.pdf?sequence=1>. Acesso em 10 de jun. 2017.
GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O cérebro autista. Rio de Janeiro: Record, 2015.
GRANDIN, Temple; SCARIANO, Margareth M. Uma menina estranha: autobiografia de uma autista . São Paulo: Cia das letras, 1999.
GRANDIN, Temple. Mistérios de uma mente autista. Joinville: Clube de Autores Publicações, 2011.
KUPFER, Maria Cristina. M; PETRI, Renata. Por que ensinar a quem não aprende? Estilos da Clínica. São Paulo, vol.5, n.9, 2000. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/estic/v5n9/_08.pdf> Acesso em 15 abr. 2017.
LEMOS Emellyne Lima de Medeiros Dias; SALOMÃO Nádia Maria Ribeiro; AGRIPINO-RAMOS, Cibele Shírley. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais
no contexto escolar. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 20, n. 1, p. 117-130, jan-mar, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v20n1/a09v20n1.pdf>. Acesso em 15 ago. 2017.
LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias et al. Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 3, p. 351-361, set.-dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fractal/v28n3/1984-0292-fractal-28-03-00351.pdf>. Acesso em 20 out. 2017.
NUNES, Debora Regina de Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico; SCHMIDT, Carlo. Inclusão educacional de pessoas com autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 557-72, set./dez. 2013. Disponível em <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10178/pdf>. Acesso em: 17 mar. 2017.
PANERAI, Simonetta et al. Special education versus inclusive education: the role of the TEACCH Program. Journal Autism Dev. Disord., n. 29, p. 874–882, 2009. Disponível em: <http://imap.interactingwithautism.com/pdf/treating/185.Special%20Education%20Verssus%20Inclusive.TEACCH.pdf>. Acesso em 14 set. 2017.
SANTOS, Neide Pereira. O desenvolvimento intelectual da criança com autismo e o método TEACCH. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade Método de São Paulo, 2013.
SCHWARTZMAN, José Salomão. Transtorno do espectro do autismo: conceitos e generalidades. In: SCHWARTZMAN, José Salomão; ARAÚJO, Ceres Alves de. Transtornos do espectro do autismo. São Paulo: Memnon, 2011.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayara Bonifácio; REVELES Leandro Thadeu. Mundo Singular. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy; CHIARI, Brasília Maria. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v.13, n.3, São Paulo, p. 296-299, 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rsbf/v13n3/a15v13n3.pdf>.Acesso em: 17/05/2017.
WILLIAMS, Chris. Convivendo com autismo e síndrome de asperger: estratégias práticas para pais e profissionais. São Paulo: Mbooks, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.