Os saberes lúdicos contextualizados na prática pedagógica da educação infantil (Bento Gonçalves/RS): um estudo de caso

Autores

  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Ana Paula Silveira Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1210

Resumo

O objetivo foi analisar os modos como os saberes da ludicidade de crianças de quatro a cinco anos são contextualizados nas práticas pedagógicas docentes a partir da realidade de uma escola de Educação Infantil do município gaúcho de Bento Gonçalves/RS. A perspectiva teórica é freireana e quanto aos aspectos metodológicos estes se sustentaram no estudo de caso e na análise documental. E vale-se da técnica da entrevista com professoras para acessar os saberes das crianças. A empiria também foi produzida a partir de observações, identificando o modo como os saberes da ludicidade evidenciam-se no planejamento docente.  Para explicar os saberes e as práticas pedagógicas, apoiou-se em teóricos que ressaltam a importante questão da formação docente e da necessidade de inovação. Destaca-se no conjunto da análise que as docentes já possuem o entendimento que as atividades realizadas em folha de papel, por vezes, poderiam ser substituídas por brincadeiras que ampliam a aprendizagem.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, com estágio pós-doutoral na mesma instituição. Mestre em Educação com ênfase em História da Educação, graduado em História. Docente do  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu/UCS).

Ana Paula Silveira, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

SOUZA, J. E. de; SILVEIRA, A. P. Os saberes lúdicos contextualizados na prática pedagógica da educação infantil (Bento Gonçalves/RS): um estudo de caso. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 387–402, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i39.1210. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1210. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos