Os saberes lúdicos contextualizados na prática pedagógica da educação infantil (Bento Gonçalves/RS): um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1210Abstract
O objetivo foi analisar os modos como os saberes da ludicidade de crianças de quatro a cinco anos são contextualizados nas práticas pedagógicas docentes a partir da realidade de uma escola de Educação Infantil do município gaúcho de Bento Gonçalves/RS. A perspectiva teórica é freireana e quanto aos aspectos metodológicos estes se sustentaram no estudo de caso e na análise documental. E vale-se da técnica da entrevista com professoras para acessar os saberes das crianças. A empiria também foi produzida a partir de observações, identificando o modo como os saberes da ludicidade evidenciam-se no planejamento docente. Para explicar os saberes e as práticas pedagógicas, apoiou-se em teóricos que ressaltam a importante questão da formação docente e da necessidade de inovação. Destaca-se no conjunto da análise que as docentes já possuem o entendimento que as atividades realizadas em folha de papel, por vezes, poderiam ser substituídas por brincadeiras que ampliam a aprendizagem.
Downloads
References
BASTOS, Maria Helena Câmara. Manual para os jardins da infância: ligeira compilação pelo Dr. Menezes Vieira – 1882. Porto Alegre: Redes, 2011.
BENTO GONÇALVES. Projeto Político Pedagógico: “Escola dos Saberes” (nome fantasia). Bento Gonçalves, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pdf/3_BNCC-Final_Infantil.pdf.> Acesso em: 05 out. 2017.
BRENMAN, Ilan. Pai Cabide. Moderna Editora, 2015.
CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gladis Elise P. da Silva. Educação infantil para que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
DAHLBERG, Gunilla. MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3.ed. rev. e ampl. Campinas, SP: 2001. Autores Associados. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.55).
ERRANTE, Antoinette. Mas afinal a memória é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. História da Educação, 2006. ASPHE/FaE/UFPel, p. 141-174.
FOCHI, Paulo Sérgio. A criança é feita de cem: as linguagens em Malaguzzi. In: FOCHI, Paulo Sérgio e REDIN, Marita Martins. Infância e Educação Infantil II: Linguagens. São Leopoldo-RS: Unisinos, 2014.
FORTUNA, Tânia R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, Maria L. M.; DALLA ZEN, Maria I. H. (Org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Cadernos de Educação Básica, 6) p. 147-164.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. 1. ed. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do tempo e recantos da memória: reflexões metodológicas sobre História Oral. São Leopoldo: Oikos, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, CIDADES. – IBGE. População. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/rs/bento-goncalves/panorama>. Acesso em: 08 jul. 2017.
KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
KRAMER, Sonia (Org.) et al. Infância e educação infantil. Campinas, São Paulo: Papirus, 1999.
KUHLMANN JR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 59-104.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. 2 ed. – Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.
STAKE, Robert E. The Art of Case Study Research. Thousand Oaks: Sage Publications, 1995.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.