Os saberes lúdicos contextualizados na prática pedagógica da educação infantil (Bento Gonçalves/RS): um estudo de caso

Authors

  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Ana Paula Silveira Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1210

Abstract

O objetivo foi analisar os modos como os saberes da ludicidade de crianças de quatro a cinco anos são contextualizados nas práticas pedagógicas docentes a partir da realidade de uma escola de Educação Infantil do município gaúcho de Bento Gonçalves/RS. A perspectiva teórica é freireana e quanto aos aspectos metodológicos estes se sustentaram no estudo de caso e na análise documental. E vale-se da técnica da entrevista com professoras para acessar os saberes das crianças. A empiria também foi produzida a partir de observações, identificando o modo como os saberes da ludicidade evidenciam-se no planejamento docente.  Para explicar os saberes e as práticas pedagógicas, apoiou-se em teóricos que ressaltam a importante questão da formação docente e da necessidade de inovação. Destaca-se no conjunto da análise que as docentes já possuem o entendimento que as atividades realizadas em folha de papel, por vezes, poderiam ser substituídas por brincadeiras que ampliam a aprendizagem.

Author Biographies

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, com estágio pós-doutoral na mesma instituição. Mestre em Educação com ênfase em História da Educação, graduado em História. Docente do  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu/UCS).

Ana Paula Silveira, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul

References

BASTOS, Maria Helena Câmara. Manual para os jardins da infância: ligeira compilação pelo Dr. Menezes Vieira – 1882. Porto Alegre: Redes, 2011.

BENTO GONÇALVES. Projeto Político Pedagógico: “Escola dos Saberes” (nome fantasia). Bento Gonçalves, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pdf/3_BNCC-Final_Infantil.pdf.> Acesso em: 05 out. 2017.

BRENMAN, Ilan. Pai Cabide. Moderna Editora, 2015.

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gladis Elise P. da Silva. Educação infantil para que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

DAHLBERG, Gunilla. MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3.ed. rev. e ampl. Campinas, SP: 2001. Autores Associados. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.55).

ERRANTE, Antoinette. Mas afinal a memória é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. História da Educação, 2006. ASPHE/FaE/UFPel, p. 141-174.

FOCHI, Paulo Sérgio. A criança é feita de cem: as linguagens em Malaguzzi. In: FOCHI, Paulo Sérgio e REDIN, Marita Martins. Infância e Educação Infantil II: Linguagens. São Leopoldo-RS: Unisinos, 2014.

FORTUNA, Tânia R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, Maria L. M.; DALLA ZEN, Maria I. H. (Org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Cadernos de Educação Básica, 6) p. 147-164.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. 1. ed. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do tempo e recantos da memória: reflexões metodológicas sobre História Oral. São Leopoldo: Oikos, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, CIDADES. – IBGE. População. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/rs/bento-goncalves/panorama>. Acesso em: 08 jul. 2017.

KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

KRAMER, Sonia (Org.) et al. Infância e educação infantil. Campinas, São Paulo: Papirus, 1999.

KUHLMANN JR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 59-104.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. 2 ed. – Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

STAKE, Robert E. The Art of Case Study Research. Thousand Oaks: Sage Publications, 1995.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2018-12-21

How to Cite

SOUZA, J. E. de; SILVEIRA, A. P. Os saberes lúdicos contextualizados na prática pedagógica da educação infantil (Bento Gonçalves/RS): um estudo de caso. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 387–402, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i39.1210. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1210. Acesso em: 21 nov. 2024.