Processos educativos inerentes do “fazer o samba” por Bezerra da Silva (1927-2005) e a produção do conhecimento em espaços não escolares

Autores

  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba / Programa de Pós-graduação em Educação
  • Aldiôney Pereira de Melo Universidade de Uberaba / Curso de História

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1259

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar processos educativos inerentes ao “fazer o samba” por Bezerra da Silva (1927-2005). Está ancorado no referencial da Educação Popular, por meio da revisão de literatura. A expressão das vozes do samba sofreu preconceitos e um intenso processo de marginalização. Porém, a capacidade de resistência, fruto das privações materiais decorrentes da exclusão social forjou, no interior das comunidades cariocas, uma outra tessitura social. Assim, as comunidades encontraram no samba e nas demais manifestações artísticas, a instrumentalização metodológica necessária para a construção de saberes e denúncia das injustiças. Em outros termos, o samba de Bezerra da Silva cumpriu seu papel educativo, importante naquelas comunidades esquecidas pelo poder público e, muitas vezes, desconhecidas pela educação escolar.

Biografia do Autor

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba / Programa de Pós-graduação em Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube. Possui especialização em Docência do Ensino Superior e especialização em Gestão Ambiental, pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube. Atualmente é professor da Uniube, atuando nos Cursos de Licenciaturas e de Engenharias, nas modalidades presencial e EAD. É professor no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE - da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, no Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, no Ensino Médio, Técnico e Superior e, também, como supervisor de estágio. Tem pesquisas na área de Educação (Educação Popular, Educação Ambiental e Extensão Popular) e ciências do ambiente.

Aldiôney Pereira de Melo, Universidade de Uberaba / Curso de História

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Graduado em História pela Universidade de Uberaba, possui Especialização em Pedagogia da Expressão LudoCriativa por esta mesma instituição. Tem experiência na área de História e preceptoria em EAD. Atuou como Coordenador Pedagógico na Pró-Reitoria de Educação à Distância da Universidade de Uberaba (2016-2018). Atualmente é docente do Curso de História da Universidade de Uberaba e diretor de Entidade de Educação de Trânsito (INOVE).

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

SOUZA, T. Z. de; MELO, A. P. de. Processos educativos inerentes do “fazer o samba” por Bezerra da Silva (1927-2005) e a produção do conhecimento em espaços não escolares. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–14, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i40.1259. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1259. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos