Processos educativos inerentes do “fazer o samba” por Bezerra da Silva (1927-2005) e a produção do conhecimento em espaços não escolares

Authors

  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba / Programa de Pós-graduação em Educação
  • Aldiôney Pereira de Melo Universidade de Uberaba / Curso de História

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1259

Abstract

Este artigo tem como objetivo identificar processos educativos inerentes ao “fazer o samba” por Bezerra da Silva (1927-2005). Está ancorado no referencial da Educação Popular, por meio da revisão de literatura. A expressão das vozes do samba sofreu preconceitos e um intenso processo de marginalização. Porém, a capacidade de resistência, fruto das privações materiais decorrentes da exclusão social forjou, no interior das comunidades cariocas, uma outra tessitura social. Assim, as comunidades encontraram no samba e nas demais manifestações artísticas, a instrumentalização metodológica necessária para a construção de saberes e denúncia das injustiças. Em outros termos, o samba de Bezerra da Silva cumpriu seu papel educativo, importante naquelas comunidades esquecidas pelo poder público e, muitas vezes, desconhecidas pela educação escolar.

Author Biographies

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba / Programa de Pós-graduação em Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube. Possui especialização em Docência do Ensino Superior e especialização em Gestão Ambiental, pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube. Atualmente é professor da Uniube, atuando nos Cursos de Licenciaturas e de Engenharias, nas modalidades presencial e EAD. É professor no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE - da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, no Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, no Ensino Médio, Técnico e Superior e, também, como supervisor de estágio. Tem pesquisas na área de Educação (Educação Popular, Educação Ambiental e Extensão Popular) e ciências do ambiente.

Aldiôney Pereira de Melo, Universidade de Uberaba / Curso de História

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Graduado em História pela Universidade de Uberaba, possui Especialização em Pedagogia da Expressão LudoCriativa por esta mesma instituição. Tem experiência na área de História e preceptoria em EAD. Atuou como Coordenador Pedagógico na Pró-Reitoria de Educação à Distância da Universidade de Uberaba (2016-2018). Atualmente é docente do Curso de História da Universidade de Uberaba e diretor de Entidade de Educação de Trânsito (INOVE).

References

ARAUJO-OLIVERA, Sônia Stela. Exterioridade: o outro como critério. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues (Orgs). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

BAKTHIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.138, p.715-746, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n138/ v39n138a03.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2002.

DERRAIK, Márcia; SIMPLÍCIO NETO (Direção). Onde a Coruja Dorme. Documentário. Rio e Janeiro: Antenna & TV Zero, 2006.

HADDAD, Sérgio. Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.02, p. 377-392 abr./jun.2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/29107/20346. Acesso em: 22 jan. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

JOST, Miguel. A construção/invenção do samba: mediações e interações estratégicas. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Brasil, n. 62, p. 112-125, 2015.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Damázio. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.

OLIVEIRA, Maria Waldenez; GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz; GONÇALVES JÚNIOR, Luiz; GARCIA-MONTRONE, Aida Victória; JOLY, Ilza Zenker. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues (Orgs). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

OLIVEIRA FILHO, Ênio Walcácer de. A criminalização do negro e das periferias na história brasileira. Revista Vertentes do Direito. Brasil, v. 03, n. 01, p. 60-75, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft. edu.br/periodicos/index.php/direito/article/ download/2018/8782/. Acesso em: 22 jan. 2019.

VIANNA, Letícia C. R. Bezerra da Silva, produto do morro: trajetória e obra de um sambista que não é santo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Published

2019-06-07

How to Cite

SOUZA, T. Z. de; MELO, A. P. de. Processos educativos inerentes do “fazer o samba” por Bezerra da Silva (1927-2005) e a produção do conhecimento em espaços não escolares. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–14, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i40.1259. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1259. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Articles