Estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da experiência dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1269

Resumo

Este artigo discute a experiência de licenciandos do curso de Pedagogia no estágio supervisionado dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Nesse estágio, os licenciandos desenvolvem atividades de observação da instituição e da sala de aula, de coparticipação e de regência de turmas, sem que esses sejam momentos distintos, mas que acontecem de forma orgânica e simultânea. Trazer as vozes desses licenciandos se faz necessário para compreensão de como o estágio contribui para vivências e experiências destes sujeitos nesta etapa da Educação Básica. A partir de uma pesquisa qualitativa, com base no relato de experiência, os sujeitos participantes integraram rodas de conversa sobre a temática. Foram quatro estudantes do curso em questão, que realizaram a prática de estágio em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, em uma turma de 3º ano. Conclui-se que os licenciandos, ao refletirem sobre seus estágios, evidenciam sua percepção sobre os desafios com os quais os professores, mesmo já experientes, deparam-se no dia a dia, como por exemplo, lidar com a questão da disciplina e agitação das crianças, características próprias da faixa etária dos anos iniciais. No entanto, eles conseguem perceber desafios mais diretamente relacionados ao desenvolvimento de práticas de ensino que permitem lidar com perfis diferenciados de alunos, bem como realizar propostas interdisciplinares tendo como foco o ensino da leitura e escrita.

Biografia do Autor

Jonathan Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Jonathan Aguiar é doutorando em Educação (bolsista CAPES), mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), psicopedagogo e especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís (FESL), normalista pelo Instituto de Educação Carmela Dutra (IECD). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE/UFRJ) e no Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

Luciene Cerdas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luciene Cerdas é doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara e mestre em Educação Escolar pela mesma instituição. Tem graduação tem Pedagogia pela UFPR e em Jornalismo pela UNESP/Bauru. É professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ e membro do Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita (UFRJ).

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

AGUIAR, J.; CERDAS, L. Estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da experiência dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–13, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i40.1269. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1269. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência