Desigualdade de oportunidades: “injustiças democráticas” em colégios de aplicação

Autores

  • Alice Miriam Happ Botler Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-5654-3248
  • Viviane Alves de Lima Silva Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1295

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar concepções e práticas de gestão escolar diante do conflito entre a demanda por igualdade de oportunidades e as desigualdades sociais. Toma como referência empírica um estudo de caso num Colégio de Aplicação (CAp) em que o processo de implantação do sistema de cotas para ingresso de novos alunos fez emergir os contrastes entre a perspectiva de gestão democrática social e a gerencialista. Problematiza a obrigatoriedade da inclusão de estudantes e suas consequências na qualidade dos resultados educacionais, focalizando a democracia e a justiça. Dentre os resultados, apresentam-se os conflitos entre o valor atribuído à elitização versus a inclusão social. Conclui-se que há prevalência de valores como a meritocracia e o individualismo, em detrimento de uma perspectiva igualitária e coletivista.

Biografia do Autor

Alice Miriam Happ Botler, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Ontário Institute of Studies in Education na University of Toronto e na Faculdade de Educação da USP. É professora associada da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao curso de Pedagogia e ao Programa de pós-graduação em Educação. 

Viviane Alves de Lima Silva, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, cursando atualmente o Doutorado pela mesma instituição. Atua como pedagoga do Colégio de Aplicação da UFPE.

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

Botler, A. M. H., & Silva, V. A. de L. (2019). Desigualdade de oportunidades: “injustiças democráticas” em colégios de aplicação. Revista Profissão Docente, 19(41), 1–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1295

Edição

Seção

Artigos