Modelos educacionais na licenciatura em Química: um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso

Autores

  • Marcelo Caetano Alexandre Marcelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1312

Resumo

Este artigo objetivou a investigação qualitativa documental sobre os trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presentes no repositório digital dessa instituição, havendo foco de interesse nos modelos educacionais discutidos nestes. Os textos dos trabalhos foram interpretados com base na análise de conteúdo, ocorrendo duas categorizações distintas: a primeira investigou as temáticas gerais de cada trabalho da amostra; a segunda enfocou apenas os trabalhos que tinham práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. Os resultados mostram algumas tendências e apontam certos desafios decorrentes das análises, tais como a prevalência de práticas pedagógicas identificadas com modelos educacionais parcialmente tradicionais e também construtivistas, e a necessidade de expandir as discussões envolvendo aspectos políticos, sociais (relações com a ciência e a tecnologia) e emancipatórios mais amplos, relacionados aos ambientes em que tais práticas foram desenvolvidas e aos sujeitos que foram interpelados por estas.

Biografia do Autor

Marcelo Caetano Alexandre Marcelo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Química Industrial, Licenciatura em Química, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente atua como especialista em pesquisa na Souza Cruz (BAT). 

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto A da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED). Possui doutorado em Educação (2014), mestrado em Química e Licenciatura em Química. 

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

ALEXANDRE MARCELO, M. C.; FONSECA, C. V. Modelos educacionais na licenciatura em Química: um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 1–28, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i41.1312. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1312. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos