Modelos educacionais na licenciatura em Química: um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso

Autores

  • Marcelo Caetano Alexandre Marcelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1312

Resumo

Este artigo objetivou a investigação qualitativa documental sobre os trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presentes no repositório digital dessa instituição, havendo foco de interesse nos modelos educacionais discutidos nestes. Os textos dos trabalhos foram interpretados com base na análise de conteúdo, ocorrendo duas categorizações distintas: a primeira investigou as temáticas gerais de cada trabalho da amostra; a segunda enfocou apenas os trabalhos que tinham práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. Os resultados mostram algumas tendências e apontam certos desafios decorrentes das análises, tais como a prevalência de práticas pedagógicas identificadas com modelos educacionais parcialmente tradicionais e também construtivistas, e a necessidade de expandir as discussões envolvendo aspectos políticos, sociais (relações com a ciência e a tecnologia) e emancipatórios mais amplos, relacionados aos ambientes em que tais práticas foram desenvolvidas e aos sujeitos que foram interpelados por estas.

Biografia do Autor

Marcelo Caetano Alexandre Marcelo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Química Industrial, Licenciatura em Química, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente atua como especialista em pesquisa na Souza Cruz (BAT). 

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto A da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED). Possui doutorado em Educação (2014), mestrado em Química e Licenciatura em Química. 

Referências

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 626p.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.

BEJARANO, Nelson Rui Ribas; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. A educação química no Brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. Educación Química, v. 11, n. 1, p. 160-167, 2000.

CARRETERO, Mário. Construtivismo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CHROBAK, Ricardo; BENEGAS, Marin Leivas. Mapas conceituales y modelos didáctivos de profesores de química. In: CMC 2006 – SECOND INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCEPT MAPPING / SEGUNDO CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE MAPAS CONCEPTUALES, 2006. Anais... San José, Costa Rica, 2006.

DELIZOICOV, Demétrio. La Educación en Ciencias y la Perspectiva de Paulo Freire. Alexandria Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 1, n. 2, p. 37-62, 2008.

DELIZOICOV, Demétrio.; ANGOTTI, José André. Física. São Paulo: Cortez, 1992a.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1992b.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FAHL, Deise Dias. Marcas do ensino escolar de Ciências presentes em Museus e Centros de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2003.

FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo; MEGID-NETO, Jorge. Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 641-662, 2012.

FONSECA, Carlos Ventura. Representações sociais dos combustíveis: reflexões para o ensino de Química e Ciências na abordagem CTS. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 4, p. 1-20, 2015.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. Brasília, Líber Livro, 2008.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 63ª ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna. S. Effective Evaluation. San Francisco: Jossey Bass, 1981.

JOBIM e SOUZA, Solange; KRAMER, Sonia. O debate Piaget e Vygotsky e as políticas educacionais. Cadernos de Pesquisa, v. 77, n.77, p. 69-80, 1991.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a Pedagogia Crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1984.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, Andrea Horta. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: Unijuí, 1999.

MIZUKAMI, Mara da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

POZO, Juan Ignacio. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

POZO, Juan Ignacio.; CRESPO, Miguel Gomes. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 296 p.

PUGLIESE, Gustavo Oliveira; FERNANDES, Rebeca Chiaccho Azevedo. Identificação de modelos pedagógicos presentes nas concepções sobre ensino de ciências de professores da educação básica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Florianópolis, 2017. Anais do XI ENPEC, 2017.

SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de casos no ensino de Química. Campinas: Editora Átomo, 2010.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-134, 2007.

UFRGS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química, 2019a. Disponível em: http://web.iq.ufrgs.br/iq_ufrgs/index.php. Acesso 12 de set. 2019.

UFRGS. LUME, 2019b. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/>. Acesso em: 30 jun. 2019.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-11-19

Como Citar

ALEXANDRE MARCELO, M. C.; FONSECA, C. V. Modelos educacionais na licenciatura em Química: um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 1–28, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i41.1312. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1312. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos