Atividades exteriores à sala de aula e interdisciplinaridade

Autores

  • Maxwell Luiz Ponte Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP https://orcid.org/0000-0002-8174-8744
  • Joseli Maria Piranha Universidade Estadual Paulista – UNESP. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1324

Resumo

Neste trabalho, são apresentadas atividades formativas em ambientes exteriores à sala de aula (AESA), realizadas no âmbito de uma investigação-ação, junto a comunidades escolares da Estância Hidromineral de Ibirá - SP. Evidencia-se neste estudo que as AESA oportunizam abordagens interdisciplinares e contextualizadas no ensino e a aquisição de diversas habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. Além disso, as excursões didáticas resultaram na identificação de diversos lugares educativos em Ibirá, alternativos à sala de aula, que podem ser utilizados no ensino, relacionando sobremaneira os patrimônios naturais e construídos do município e as diretivas curriculares da educação básica, em perspectiva integradora de saberes.

Biografia do Autor

Maxwell Luiz Ponte, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Doutorando do Programa de Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) - Instituto de Geociências (IG) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolveu trabalho junto Centro de Referência em Ciência do Sistema Terra (CRECIST) - Departamento de Química e Ciências Ambientais - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Joseli Maria Piranha, Universidade Estadual Paulista – UNESP. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Doutora em Geociências pela Unicamp, com pós-doutorado em Didática pela Universidade de Aveiro, Portugal. Exerce a docência na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, é credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, do Instituto de Geociências da Unicamp e atua como colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Geociências (Mineralogia e Petrologia) do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

PONTE, M. L.; PIRANHA, J. M. Atividades exteriores à sala de aula e interdisciplinaridade. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 01–11, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i42.1324. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1324. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê