Atividades exteriores à sala de aula e interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1324Abstract
Neste trabalho, são apresentadas atividades formativas em ambientes exteriores à sala de aula (AESA), realizadas no âmbito de uma investigação-ação, junto a comunidades escolares da Estância Hidromineral de Ibirá - SP. Evidencia-se neste estudo que as AESA oportunizam abordagens interdisciplinares e contextualizadas no ensino e a aquisição de diversas habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. Além disso, as excursões didáticas resultaram na identificação de diversos lugares educativos em Ibirá, alternativos à sala de aula, que podem ser utilizados no ensino, relacionando sobremaneira os patrimônios naturais e construídos do município e as diretivas curriculares da educação básica, em perspectiva integradora de saberes.
Downloads
References
ASSINE, Mario Luis.; PIRANHA, Joseli Maria.; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Os Paleodesertos Pirambóia e Botucatu. In: MANTESSO-NETO et al. (orgs.). Geologia do continente sul-americano: evolução da obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. São Paulo: Beca, 2004.
BENSON, Robert G. The Campus Mine: an adaptable instruction approach using simulated underground geology in a campus building to improve geospatial reasoning before fieldwork. Journal of Geoscience Education, v. 58, n. 5, p. 253-261, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
CARNEIRO, Celso Dal Ré.; BARBOSA, Ronaldo; PIRANHA, Joseli Maria. Bases teóricas do projeto Geo-Escola: uso de computador para ensino de Geociências. Revista Brasileira de Geociências, v. 37, n. 1; p. 90-100, 2007.
COMPIANI, Maurício Por uma pedagogia crítica do lugar/ambiente no ensino de Geociências e na Educação Ambiental, 2015. In: BACCI, D.C. (Org.) Geociências e Educação ambiental. Curitiba: Ponto Vital, 2015. (Não paginado).
ELLIOT, John. La Investigación-acção em educación. Madrid: Ediciones Morata. 6. ed. 2010.
IBIRÁ-ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE IBIRÁ. Relatório de área de proteção. Processo DNPM Nº. 3984/35. Manifesto n. 26, de 21 de junho de 1935. Ibirá, São Paulo, 2001.
IBIRÁ-ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE IBIRÁ. Lei nº. 2.280 de 05 de agosto de 2015: Institui o Plano Municipal de Educação da Estância Hidromineral de Ibirá para 2015 a 2025, e dá outras providências. Ibirá: Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal, 2015.
IORI, Fabiano Vidoi; CARVALHO, Ismar de Souza.; FERNANDES; Marcelo Adorna.; GHILARDI, Aline Marcele. Peirossaurídeos no município de Ibirá, Estado de São Paulo (Bacia Bauru, Cretáceo Superior), CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 2011. Atas [...] Natal, 2011.
KATO, Danio Seithi.; KAWASAKI, Clarice Sumi. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.
MARQUES, Leila Soares; ERNESTO, Márcia. O magmatismo toleítico da Bacia do Paraná. In: MANTESSO-NETO et al. (ORGs.). Geologia do continente sul-americano: evolução da obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. São Paulo: Beca, 2004.
MARQUES, Luis.; PRAIA, João. Educação em Ciência: actividades exteriores à sala de aula. Terræ Didatica, v. 5, n. 1, p. 10-16, 2009.
MENEGAT, Rualdo. Transcrição da palestra proferida em 24 de julho de 2009: Geoparques como laboratórios de inteligência da Terra. Geologia USP. Publicação Especial, v. 5, p. 91-103, 2009.
ORION, Nir. A model for the develpment and Implementations of Field Trips as Integral Part of the Science Curriculum. School Science and Mathematics, v. 93, n. 6, p. 325-331, 1993.
PIRANHA, Joseli Maria. Interdisciplinaridade no trabalho educacional. In: BACCI, D.C. (ORG.) Geociências e Educação ambiental. Curitiba: Ponto Vital, 2015. (Não paginado).
PONTE, Maxwell Luiz. Educação patrimonial e em geociências para um ensino contextualizado: potencialidades e limitações na educação formal. 2018. [s.n.]. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, São Paulo, 2018.
PONTE, Maxwell Luiz; PIRANHA, Joseli Maria. A educação ambiental vai à rua – o lugar e o entorno escolar no ensino. ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 16., 2017, Curitiba. Anais [...] Curitiba, 2017.
PONTE, Maxwell Luiz; CAMARGO, Renan Pinton; WENCESLAU, Eliza Carminatti; PIRANHA, Joseli Maria. Potencialidades e limitações do uso de ambientes externos à sala de aula (AESA) na educação básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais... Recife, 2018.
REBELO, Dorinda Henriques Valente. Desenvolvimento profissional de professores de ciências: um estudo no contexto da geologia. 2018. [s.n.]. Tese (Doutorado em Didática e Formação) – Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Aveiro, Portugal, 2014.
VAN LOON, A. J. (Tom); Geological education of the future. Earth Science Reviews, v. 86, n. 1-2, p. 247-254, 2008. Disponível em: http://www.elsevier.com/locate/earscirev. Acesso em 29 agosto 2017.
WALDRON, John W. F.; LOCOCK, Andrew. J.; PUJADAS-BOTEY, Anna. Building an Outdoor Classroom for Field Geology: The Geoscience Garden. Journal of Geoscience Education, v. 64, n. 3, p. 215–230, 2016. Disponível em: http://nagt-jge.org. Acesso em 09 ago. 2017
WENCESLAU, Eliza Carminatti.; PONTE, Maxwell Luiz.; PIRANHA, Joseli Maria. Patrimônio, ambiente e memória: subsídios para a educação e a gestão ambiental em Ibirá, SP. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais [...] Recife, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.