Atividades exteriores à sala de aula e interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1324Abstract
Neste trabalho, são apresentadas atividades formativas em ambientes exteriores à sala de aula (AESA), realizadas no âmbito de uma investigação-ação, junto a comunidades escolares da Estância Hidromineral de Ibirá - SP. Evidencia-se neste estudo que as AESA oportunizam abordagens interdisciplinares e contextualizadas no ensino e a aquisição de diversas habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. Além disso, as excursões didáticas resultaram na identificação de diversos lugares educativos em Ibirá, alternativos à sala de aula, que podem ser utilizados no ensino, relacionando sobremaneira os patrimônios naturais e construídos do município e as diretivas curriculares da educação básica, em perspectiva integradora de saberes.References
ASSINE, Mario Luis.; PIRANHA, Joseli Maria.; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Os Paleodesertos Pirambóia e Botucatu. In: MANTESSO-NETO et al. (orgs.). Geologia do continente sul-americano: evolução da obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. São Paulo: Beca, 2004.
BENSON, Robert G. The Campus Mine: an adaptable instruction approach using simulated underground geology in a campus building to improve geospatial reasoning before fieldwork. Journal of Geoscience Education, v. 58, n. 5, p. 253-261, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
CARNEIRO, Celso Dal Ré.; BARBOSA, Ronaldo; PIRANHA, Joseli Maria. Bases teóricas do projeto Geo-Escola: uso de computador para ensino de Geociências. Revista Brasileira de Geociências, v. 37, n. 1; p. 90-100, 2007.
COMPIANI, Maurício Por uma pedagogia crítica do lugar/ambiente no ensino de Geociências e na Educação Ambiental, 2015. In: BACCI, D.C. (Org.) Geociências e Educação ambiental. Curitiba: Ponto Vital, 2015. (Não paginado).
ELLIOT, John. La Investigación-acção em educación. Madrid: Ediciones Morata. 6. ed. 2010.
IBIRÁ-ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE IBIRÁ. Relatório de área de proteção. Processo DNPM Nº. 3984/35. Manifesto n. 26, de 21 de junho de 1935. Ibirá, São Paulo, 2001.
IBIRÁ-ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE IBIRÁ. Lei nº. 2.280 de 05 de agosto de 2015: Institui o Plano Municipal de Educação da Estância Hidromineral de Ibirá para 2015 a 2025, e dá outras providências. Ibirá: Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal, 2015.
IORI, Fabiano Vidoi; CARVALHO, Ismar de Souza.; FERNANDES; Marcelo Adorna.; GHILARDI, Aline Marcele. Peirossaurídeos no município de Ibirá, Estado de São Paulo (Bacia Bauru, Cretáceo Superior), CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 2011. Atas [...] Natal, 2011.
KATO, Danio Seithi.; KAWASAKI, Clarice Sumi. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.
MARQUES, Leila Soares; ERNESTO, Márcia. O magmatismo toleítico da Bacia do Paraná. In: MANTESSO-NETO et al. (ORGs.). Geologia do continente sul-americano: evolução da obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. São Paulo: Beca, 2004.
MARQUES, Luis.; PRAIA, João. Educação em Ciência: actividades exteriores à sala de aula. Terræ Didatica, v. 5, n. 1, p. 10-16, 2009.
MENEGAT, Rualdo. Transcrição da palestra proferida em 24 de julho de 2009: Geoparques como laboratórios de inteligência da Terra. Geologia USP. Publicação Especial, v. 5, p. 91-103, 2009.
ORION, Nir. A model for the develpment and Implementations of Field Trips as Integral Part of the Science Curriculum. School Science and Mathematics, v. 93, n. 6, p. 325-331, 1993.
PIRANHA, Joseli Maria. Interdisciplinaridade no trabalho educacional. In: BACCI, D.C. (ORG.) Geociências e Educação ambiental. Curitiba: Ponto Vital, 2015. (Não paginado).
PONTE, Maxwell Luiz. Educação patrimonial e em geociências para um ensino contextualizado: potencialidades e limitações na educação formal. 2018. [s.n.]. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, São Paulo, 2018.
PONTE, Maxwell Luiz; PIRANHA, Joseli Maria. A educação ambiental vai à rua – o lugar e o entorno escolar no ensino. ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 16., 2017, Curitiba. Anais [...] Curitiba, 2017.
PONTE, Maxwell Luiz; CAMARGO, Renan Pinton; WENCESLAU, Eliza Carminatti; PIRANHA, Joseli Maria. Potencialidades e limitações do uso de ambientes externos à sala de aula (AESA) na educação básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais... Recife, 2018.
REBELO, Dorinda Henriques Valente. Desenvolvimento profissional de professores de ciências: um estudo no contexto da geologia. 2018. [s.n.]. Tese (Doutorado em Didática e Formação) – Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Aveiro, Portugal, 2014.
VAN LOON, A. J. (Tom); Geological education of the future. Earth Science Reviews, v. 86, n. 1-2, p. 247-254, 2008. Disponível em: http://www.elsevier.com/locate/earscirev. Acesso em 29 agosto 2017.
WALDRON, John W. F.; LOCOCK, Andrew. J.; PUJADAS-BOTEY, Anna. Building an Outdoor Classroom for Field Geology: The Geoscience Garden. Journal of Geoscience Education, v. 64, n. 3, p. 215–230, 2016. Disponível em: http://nagt-jge.org. Acesso em 09 ago. 2017
WENCESLAU, Eliza Carminatti.; PONTE, Maxwell Luiz.; PIRANHA, Joseli Maria. Patrimônio, ambiente e memória: subsídios para a educação e a gestão ambiental em Ibirá, SP. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais [...] Recife, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.