Opinião dos discentes de cursos técnicos sobre a aplicação da gamificação: plataforma Kahoot
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1369Resumo
Nos cursos direcionados à educação profissional, a procura por métodos de ensino diversificados propicia a inclusão oportuna da gamificação. Na investigação, a plataforma Kahoot, em sua versão gratuita, foi utilizada nas aulas dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Administração em duas escolas técnicas públicas do Estado de São Paulo. O artigo aborda, após a aplicação gamificada, como o discente opina sobre o uso da plataforma no seu aprendizado. A questão de pesquisa é identificar se o discente entende relevante ao seu aprendizado o uso da plataforma Kahoot por meio de seus jogos. Na pesquisa, aplicou-se o questionário com o propósito de identificar as opiniões dos discentes quanto ao uso da plataforma. Verificou-se que existe expressiva aceitação do uso da gamificação por intermédio do Kahoot. Ressalta-se, contudo, que o conteúdo e a forma do ensino-aprendizado apresentam ligação direta com a formação e experiência do professor, com a disponibilidade tecnológica, com o programa integrado de disciplinas planejado e, em níveis superiores, com as fundamentações e políticas educacionais.
Referências
BACHA, Maria de Lourdes.; STREHAU, Vivian I.; ROMANO, Ricardo. 2006. Percepção: termo frequente, usos inconsequentes em pesquisa. 30º ENCONTRO DA ANPAD, 2006. Salvador, BA. Anais... Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/10/enanpad2006-mkta-1332.pdf. Acesso em: 18 mai. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, 20 de dezembro de 1996.
BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.
CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Senac, São Paulo, 2017.
CORDER, Gregory W.; FOREMAN, Dale I. Nonparametric statistics. New Jersey: Wiley, 2014.
FLORES, I. A. A afetividade e a aprendizagem. Monografia (Especialização Currículo e Metodologia das Séries Iniciais e Pré-Escola) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MASETTO, Marcos Tarcísio. Mediação, aprendizagem e mediação pedagógica. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
McCLAVE, James T.; BENSON, P. George; SINCICH, Terry. Estatística para administração e economia. São Paulo: Pearson, 2008.
MORAN, João Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
PINHEIRO, José de Queiroz; GÜNTHER, Hartmurt. Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
REFERÊNCIAS WEBGRÁFICAS
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.