Opinião dos discentes de cursos técnicos sobre a aplicação da gamificação: plataforma Kahoot
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1369Abstract
Nos cursos direcionados à educação profissional, a procura por métodos de ensino diversificados propicia a inclusão oportuna da gamificação. Na investigação, a plataforma Kahoot, em sua versão gratuita, foi utilizada nas aulas dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Administração em duas escolas técnicas públicas do Estado de São Paulo. O artigo aborda, após a aplicação gamificada, como o discente opina sobre o uso da plataforma no seu aprendizado. A questão de pesquisa é identificar se o discente entende relevante ao seu aprendizado o uso da plataforma Kahoot por meio de seus jogos. Na pesquisa, aplicou-se o questionário com o propósito de identificar as opiniões dos discentes quanto ao uso da plataforma. Verificou-se que existe expressiva aceitação do uso da gamificação por intermédio do Kahoot. Ressalta-se, contudo, que o conteúdo e a forma do ensino-aprendizado apresentam ligação direta com a formação e experiência do professor, com a disponibilidade tecnológica, com o programa integrado de disciplinas planejado e, em níveis superiores, com as fundamentações e políticas educacionais.
Downloads
References
BACHA, Maria de Lourdes.; STREHAU, Vivian I.; ROMANO, Ricardo. 2006. Percepção: termo frequente, usos inconsequentes em pesquisa. 30º ENCONTRO DA ANPAD, 2006. Salvador, BA. Anais... Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/10/enanpad2006-mkta-1332.pdf. Acesso em: 18 mai. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, 20 de dezembro de 1996.
BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.
CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Senac, São Paulo, 2017.
CORDER, Gregory W.; FOREMAN, Dale I. Nonparametric statistics. New Jersey: Wiley, 2014.
FLORES, I. A. A afetividade e a aprendizagem. Monografia (Especialização Currículo e Metodologia das Séries Iniciais e Pré-Escola) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MASETTO, Marcos Tarcísio. Mediação, aprendizagem e mediação pedagógica. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
McCLAVE, James T.; BENSON, P. George; SINCICH, Terry. Estatística para administração e economia. São Paulo: Pearson, 2008.
MORAN, João Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
PINHEIRO, José de Queiroz; GÜNTHER, Hartmurt. Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
REFERÊNCIAS WEBGRÁFICAS
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.