A formação docente como problema social
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1387Resumo
O livro, publicado em 2019 pela representação da UNESCO no Brasil em cooperação com a Fundação Carlos Chagas e com o Ministério da Educação, analisa as ações políticas para a formação de professores da última década. Para isso, utiliza-se de um grande volume de dados estatísticos para compreender quem são os estudantes dos cursos de licenciatura e seus professores formadores. Trata-se de uma obra com possibilidades de nortear os caminhos daqueles que pesquisam a formação de professores no Brasil. O livro é composto de nove capítulos. No primeiro, “História e contemporaneidade: formação e trabalho de professores e professoras”, é situada historicamente a questão da formação de professores no Brasil; como consequência, desvela-se também a própria escolarização dos brasileiros até os dias atuais. As autoras ressaltam que, as improvisações presentes nas ações públicas voltadas para a formação de professores, buscaram e buscam suprir a demanda por novos professores conforme as necessidades do momento.
Referências
CANDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919. Acesso em 22 out. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopses Estatísticas da Educação Básica. Brasília: INEP, 2000a. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em 22 out. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Brasília: INEP, 2000b. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em 22 out. 2020.
UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam – Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna, 2004. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000134925. Acesso em 22 out. 2020.
NÓVOA, António. Currículo e docência: a pessoa, a partilha, a prudência. In: GONSALVES, Elisa Pereira; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. (Orgs.). Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Campinas: Alínea, 2004. p. 17-29.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significados, controvérsias e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.