A formação docente como problema social
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1387Abstract
O livro, publicado em 2019 pela representação da UNESCO no Brasil em cooperação com a Fundação Carlos Chagas e com o Ministério da Educação, analisa as ações políticas para a formação de professores da última década. Para isso, utiliza-se de um grande volume de dados estatísticos para compreender quem são os estudantes dos cursos de licenciatura e seus professores formadores. Trata-se de uma obra com possibilidades de nortear os caminhos daqueles que pesquisam a formação de professores no Brasil. O livro é composto de nove capítulos. No primeiro, “História e contemporaneidade: formação e trabalho de professores e professoras”, é situada historicamente a questão da formação de professores no Brasil; como consequência, desvela-se também a própria escolarização dos brasileiros até os dias atuais. As autoras ressaltam que, as improvisações presentes nas ações públicas voltadas para a formação de professores, buscaram e buscam suprir a demanda por novos professores conforme as necessidades do momento.
Downloads
References
CANDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919. Acesso em 22 out. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopses Estatísticas da Educação Básica. Brasília: INEP, 2000a. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em 22 out. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Brasília: INEP, 2000b. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em 22 out. 2020.
UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam – Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna, 2004. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000134925. Acesso em 22 out. 2020.
NÓVOA, António. Currículo e docência: a pessoa, a partilha, a prudência. In: GONSALVES, Elisa Pereira; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. (Orgs.). Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Campinas: Alínea, 2004. p. 17-29.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significados, controvérsias e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.