“Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”: metamorfoses do trabalho docente na cultura digital, pontos e contrapontos na UNIFIMES – GO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1395Resumo
O mundo do trabalho tem sido significativamente reorganizado na cultura do capitalismo global e flexível e vem permitindo a construção de um novo modelo de trabalhador. O trabalho, de modo geral, assim como o trabalho docente, em tempos de uma nova era em ascensão – a da cultura digital – tem sido modificado em razão das metamorfoses simultâneas ocorridas nas dimensões da economia, da política e na própria cultura do ser humano. Novas configurações atingem o universo da educação, inclusive o trabalho docente, tema explorado e problematizado nesta tese de doutorado em educação. Nesse sentido, o problema da pesquisa, de abordagem qualitativa e epistemologicamente fundamentada na dialética materialista, foi saber quais implicações e metamorfoses as tecnologias digitais trazem ao trabalho docente no ensino superior no contexto da cultura digital e o que daí resulta para os professores, em termos de desafios, enfrentamentos e/ou habilidades a desenvolver, tendo em vista as finalidades educacionais e os objetivos relativos à formação humana e à formação profissional do sujeito. A tese defendida é que os profissionais do ensino superior vivem em uma nova temporalidade, trabalham sob pressões favorecidas pela proliferação da cultura digital, com ritmos e produções aceleradas que, visivelmente alteram sentidos e processos de trabalho, além de ajudarem a construir e fortalecer a cultura da digitalização e da virtualidade. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente, Tecnologias e Subjetividade da Uniube, e tem como objeto de estudo o “trabalho docente e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no Ensino Superior”. Insere-se na linha de pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processos de Ensino-Aprendizagem”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube. O objetivo principal do estudo foi compreender como as tecnologias digitais interferem no desenvolvimento do trabalho docente no ensino superior, de forma a analisar seu potencial para provocar mudanças nos modos como o professor se relaciona com as tecnologias digitais e delas se apropria no exercício de sua profissão docente. A metodologia incluiu pesquisa de campo, da qual participaram, como entrevistados, 15 docentes do Ensino Superior do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo temática, a partir de três categorias principais de análises: Ensino superior; Tecnologias e cultura digital no capitalismo global; e trabalho docente. As categorias foram desmembradas em nove subcategorias. Conclui-se que as tecnologias digitais interferem nos processos, natureza, dimensões e desenvolvimento do trabalho docente no ensino superior. Elas, as tecnologias digitais, não se caracterizam como aspectos invisíveis no processo de trabalho na cultura digital. Independentemente da frequência de utilização e do tipo de material que os docentes exploram, as tecnologias são recursos que provocam potenciais mudanças que refletem no processo relativo ao desenvolvimento profissional docente e nos modos como o professor se relaciona com eles e deles se apropria no exercício de seu trabalho docente. Os participantes do estudo sinalizam considerar as tecnologias, a internet, os computadores, celulares, aplicativos e softwares como aspectos que, por um lado, contribuem para a otimização do tempo e de possíveis inovações do trabalho desenvolvido na sala de aula; e, por outro, como recursos capazes de construir o conhecimento, bem como provocar o aluno a pensar, refletir e entender o mundo a partir da realidade em que está inserido.Referências
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Publicado
2024-07-05
Como Citar
OLIVEIRA, E. S. A. “Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”: metamorfoses do trabalho docente na cultura digital, pontos e contrapontos na UNIFIMES – GO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 01–02, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v20i45.1395. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1395. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
Seção
Resumo de Teses e Dissertações
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