Um estudo sobre os desafios e superações na prática pedagógica em Educação Física no contexto escolar

Autores

  • Karine Silva Bozoki Centro de Inovação em Educação e Saúde - CIES/UNEMAT, Brasil
  • João Carlos Martins Bressan Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil
  • Evandro Salvador Alves de Oliveira Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1564

Palavras-chave:

Educação física escolar, Profissão docente, Prática docente

Resumo

Muitos são os desafios que atravessam a profissão docente, pouco se evidenciam suas superações. Este estudo de revisão bibliográfica sistemática objetivou analisar artigos científicos que tratam de experiências didático-pedagógicas em aulas de Educação Física, especialmente aqueles que apresentem a superação dos obstáculos existentes no cotidiano laboral. Para tanto, foram identificadas neste estudo as produções científicas em formato de artigos publicados na plataforma CAPES, evidenciando o que se produziu em um período de dezessete anos (2000-2017). Buscou-se identificar artigos que apresentem os desafios no cotidiano das aulas de Educação Física escolar, mas que apontem soluções aplicáveis para a prática pedagógica. A partir de uma análise baseada na abordagem qualiquantitativa, identificou-se que os desafios atrelados à profissão docente estão relacionados às dificuldades com novas metodologias de ensino, diversificação dos conteúdos e a resistência e/ou desmotivação dos alunos. Em relação às soluções, os estudos apresentaram como possibilidades a formação inicial e continuada, o planejamento, a sistematização e a organização das aulas.

Biografia do Autor

Karine Silva Bozoki, Centro de Inovação em Educação e Saúde - CIES/UNEMAT, Brasil

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do Centro de Inovação em Educação e Saúde (CIES/UNEMAT). Membro no Laboratório de Estudos em Pedagogia do Jogo (LEPEJ/UNEMAT). Tem interesse em Estudos sobre desenvolvimento infantil, Educação Física escolar, teoria do jogo, formação de professores e práticas pedagógicas.

João Carlos Martins Bressan, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro/SP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Líder do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Jogo (LEPEJ/UNEMAT), membro do Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF/UNESP) e membro do grupo de estudo em biodinâmica, exercício físico e saúde (GEBEFS/UNEMAT). Coordenador do programa de extensão PROAT - UNEMAT (projeto de atletismo). Coordenador de área do Pet-Saúde/Gestão e Assistência.

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES, Brasil

Pós doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UMINHO-Portugal) e Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); Mestre em Educação pela UFMT; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação (GEPGEE-Feusp), do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho/Portugal), do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar (NEPEM-UNIFIMES), do Laboratório de Epistemologia e Pesquisa Aplicada à Educação (LEPAE-UNIPAM) e do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Jogo (LEPEJ-UNEMAT). Professor Titular e Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES); Docente do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Referências

AZEVEDO, R. O. M. et al. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória de perspectivas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 997-1026, set./dez. 2012.

BARBUIO, R; FREITAS, A. P. Educação Física, deficiência e inclusão escolar. Journal of Research in Special Educational Needs. v. 16. 2016.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 225p. ,1977.

BATISTA, A. P; OLIVEIRA, I. P. B; MELO, J. P. Corpo, aprendizagem e cultura de movimento: uma experiência pedagógica com o ensino do conteúdo jogo nas aulas de educação física do IFRN. HOLOS, a. 28, v. 6, 2012.

BETTI, M. Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1. 340p.

BOSSLE, F. Planejamento de ensino na educação física - Uma contribuição ao coletivo docente. Movimento, Porto Alegre/RS V. 8, n. 1, p. 31, 2002

BRACHT, V. et al. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 02, p. 11-34, abr/jun de 2011.

CANÁRIO, R. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. In: Articulação entre as formações inicial e continuada de professores. Congresso Brasileiro de Qualidade de Educação: formação de professores. Brasília: MEC, SEF, 2002.

CARLAN, P; KUNZ, E; FENSTERSEIFER, P. E. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica "inovadora". Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 04, p. 55-75, out/dez de 2012.

CHAVES, P. N; et al. Construindo diálogos entre a mídia – educação e a educação física: uma experiência na escola. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 150-163, maio/2015.

CHIQUETTO, E; FERREIRA, L. A. O Ensino de Atividades Circenses para Alunos de 5ª. Série nas Aulas de Educação Física. Motrivivência, Nº 31, P. 50-65 Dez./2010.

COLL, C. Os Conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.

COUTINHO, R. X. et al. Análise da produção de conhecimento da Educação Física brasileira sobre o cotidiano escolar. RBPG, Brasília, v. 9, n. 17, p. 491 - 516, julho de 2012.

DARIDO, S. C; SOUZA, O. M. J. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas/SP: Papirus, 2007.

DARIDO, S. C. Caderno de formação: formação de professores Bloco 02 – Didática dos Conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 6, 176 p. 2012.

DINIZ, I. K. S; RODRIGUES, H. A; DARIDO, S. C. Os usos da mídia em aulas de Educação Física escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 183-202, jul/set de 2012.

FERNANDES, C. N; MARTINS, G. E. Circo da Escola: uma experiência de Estágio Supervisionado em Educação Física no 1º Ano do Ensino Fundamental. Motrivivência, nº 31, P. 187-191 Dez./2008.

FLORES, M. A. A. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010.

FREIRE, J.B. Educação Física de corpo inteiro: teoria e prática da educação física escolar. Rio de Janeiro: Scipione, 1989.

GANDIN, D. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político religioso e governamental. 19.ed. Petrópolis: Vozes; 2011.

GASPARI, T. et al. A realidade dos professores de educação física na escola: suas dificuldades e sugestões. R. Min. Educ. Fís. Viçosa, v. 14, n. 1, p. 109-137. 2006.

JUNIOR, M. B. M. S; MELO, M. S. T; SANTIAGO, M. E. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar. Movimento, vol. 16, n. 3 trim. 2010.

KAWASHIMA, L. Jornalzinho da educação Física: relato de uma experiência na educação Física escolar. Motrivivência, Nº 30, P. 143-157 Jun./2008.

LOPES, R. G. B; KERR, T. O. O ensino das lutas na educação física escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência. v. 27, n. 45, p. 262-279, setembro/2015.

LOPES, M. R. S. et al. A prática do planejamento educacional em professores de educação física: construindo uma cultura do planejamento. J. Phys. Educ. v. 27, e2748, 2016.

MACHADO, T. S. et al. As práticas de desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 129-147, abril/junho de 2010.

MALDONADO, D. T; BOCHINI, D. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 164-176, maio/2015.

MALDONADO, D. T; SILVA, S. A. P. S. O jogo Como manifestação da cultura corporal de movimento na educação física escolar: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 386-403, setembro/2016.

MANOEL, E. J; CARVALHO, Y. M. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração

(fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 389-406, mai./ago. 2011.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

MARCON, D. NASCIMENTO, J.V.; GRAÇA, A.B.S. Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo. Rev Bras Educ Fís Esporte 2011;25(2):323-39.

MARQUES, M. N. Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em Educação Física Escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria-RS. 2011. 105 p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

MARQUES, M. N. et al. Os desafios do cotidiano educacional: o caso da educação física. Roteiro, Joaçaba, v. 40, n. 1, p. 187-206, jan./jun. 2015.

MENEGON, D; et al. Musculação na educação física escolar: uma experiência no ensino médio noturno. Rev Bras Ciênc Esporte. 2016.

MORAIS, J. F. S. M.; ASSUMPÇÃO, R. P. S. Olhares para a produção bibliográfica sobre educação física escolar: algumas reflexões a partir de um levantamento bibliográfico. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 34, n. 1, p. 121-128, jan./jun., 2012.

MOREIRA, E. C. Educação física escolar: desafios e propostas II. Jundiaí, SP: Fontoura Editora, 2006.

MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R. (Org.). Educação Física: Intervenção e conhecimento Científico. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 2004.

MOURA, D. L.; ANTUNES, M. M. Aprendizagem técnica, avaliação e educação física escolar. Pensar Prát., v. 17, p. 835-848, 2014.

NEIRA, M. G. Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas.

ed., São Paulo: Melhoramentos, 2014.

OLIVEIRA, E. S. A. de. “Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”: metamorfoses do trabalho docente na cultura digital, pontos e contrapontos na UNIFIMES-GO. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Uberaba, Uniube, 2019.

PASSOS, L. F. A relação professor–pesquisador: conquistas, repercussões e embates da pesquisa colaborativa. Horizontes, v. 25, n. 1, p. 47-54, jan./jun. 2007

QUADROS, R. B.; STEFANELLO, D.; SAWITZKI, R. L. A prática da cultura esportiva nas aulas de Educação Física. Motrivivência, v. 26, n. 42, p. 238-349, 2014.

ROSENBAUM, L. S. Na prática, a teoria é outra: os resultados das pesquisas e sua influência nas salas de aula. Revista Educação Pública. 2014.

SANTINI, J.; MOLINA NETO, V. A síndrome do esgotamento profissional em professores

de educação física: um estudo na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira

de Educação Física, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 209-222, jul./set. 2005.

SILVA, Q; ROSA, M. V. Análise das Estratégias Metodológicas das Aulas de Dança Improvisação na Educação Física Infantil. Motrivivência, n. 31, p. 66-78, dez./2008.

SILVA, G. R; AMÂNCIO, J. M; CARLOS, L. A. Uma discussão de forma lúdica, sobre a sexualidade e métodos preventivos contraceptivos com adolescentes da rede estadual de ensino. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 2015.

TAKAHASHI, R. T.; FERNANDES, M. F. P. Plano de aula: conceitos e metodologia. Acta, Paul. Enf. v. 17 n. 1 jan./mar. 2014.

TARDIF, M.; ZOURHLAL, A. Difusão da pesquisa educacional entre profissionais do ensino e círculos acadêmicos. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 13-36, 2005.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

ZEICHNER, K. M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografia do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado, 1998.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

BOZOKI, K. S. .; BRESSAN, J. C. M.; OLIVEIRA, E. S. A. de. Um estudo sobre os desafios e superações na prática pedagógica em Educação Física no contexto escolar. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–22, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1564. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1564. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)