Temas e problemas nas dissertações do PPGECM/UFG 2009 – 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1399

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que investiga o professor e sua formação por meio das dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Neste estudo, se propôs analisar dois aspectos, temas e problemas, nas investigações que abordam a formação de professores de Matemática no período de 2009 e 2010. É uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa da pesquisa por se tratar da análise da produção científica de uma determinada área de conhecimento. A análise possibilitou inferir que prevaleceu como tema a formação inicial docente e quanto aos problemas de pesquisa, constatamos que a maioria está relacionada às dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano da sala de aula. Concluímos que a prática profissional do professor faz com que ele reflita sobre sua formação, e que a pesquisa pode contribuir para uma postura consciente do seu papel como intelectual crítico.

Biografia do Autor

Alyson Fernandes de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis - Goiás.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Henrique Santillo (UEG - CCET), e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia da cidade de Anápolis - GO, e professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Anápolis (IFG). Pós-graduado em Docência na Educação Básica, pelo Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos (IFMG). Integra o grupo de pesquisa: O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG - 2009-2014, vinculado a REDECENTRO. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na área de Educação Matemática e Educação Estatística.

Líviam Santana Fontes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduação em Ciências Habilitação: Matemática pelo Centro Universitário de Anápolis, especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Goiás e em Matemática para Professores pela Universidade de Brasília,mestrado pela Universidade Federal de Goiás, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás do curso de Licenciatura em Física. Revisora da Revista Mirante. Participa do Grupo de Pesquisa: O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG 2009-2014 e do Grupo de Pesquisa Pi: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática, da UNB.

Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica (1979), especialização em educação pela Universidade Federal de Goiás(1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). É professora Titular da Universidade Federal de Goiás leciona as disciplinas Estágio, Didática e Formação de professores na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. É Coordenadora da pesquisa O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do PPGECM/UFG 2009-2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ensino-aprendizagem e avaliação no ensino superior.

Referências

ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de; PEREIRA, Elton A. Alves; MARTINHO, Juliana S.. Temas nas Pesquisas Educacionais: tendências do Centro-Oeste (1999-2005). In: SOUZA, Ruth Catarina C. R.; MAGALHÃES, Solange Martins O. (Org.). Pesquisa sobre professores(as): métodos, tipos de pesquisa, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: PUC Goiás, 2014.

ALVES, Duel Bernardes. Os Professores de Ciências e Matemática em Goiás (1991 a 2006): demandas e dilemas. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. 2009.

ANDRÉ, Marli. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, São Paulo, v.10, n.15, p.43-59, 2007.

AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Ensino de Ciências e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta. 2008. 165p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, AM, Brasil. 2008.

BELO, Joaquim do Carmo. A formação de professores de matemática no Timor Leste à luz da Etnomatemática. 2010. 205p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. 2010.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: introdução à teoria e aos métodos. Porto: BPorto Editora, 2006.

BONIN, Jiani Adriana. Explorações sobre práticas metodológicas na pesquisa em comunicação. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia [em linea]. Porto Alegre, n.37, p.121-127, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília, DF: MEC/SEF, 1999.

BRZEZINSKI, I. Profissionalidade, profissionalismo e profissionalização no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor): política educacional contraditória. In: SOUZA, Ruth Catarina C. R. de; MAGALHÃES, Solange Martins O. (Org.) Formação, profissionalização e trabalho docente: em defesa da qualidade social da educação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2016.

CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA: Educação e contemporaneidade. Salvador, v. 17, nº 30, p. 17- 31, jul/dez, 2008.

CUNHA, Maria Francisca da. Desvendando as práticas avaliativas de professores de matemática em turmas do 1º ano do ensino médio da cidade de Goiânia. 2009. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. 2009.

CURY, Fernando Guedes. Criação do curso de matemática nas universidades federais goianas e tocantinenses: uma narrativa e algumas histórias. In: BRITO, Arlete de Jesus; MIORIM, Maria Ângela; FERREIRA, Ana Cristina (Org.) História de formação de professores: a docência da matemática no Brasil. Salvador: EDUFB, 2018.

FERREIRA, Ana Cristina. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. p. 19-50.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001-2012. Campinas, SP: FE/ UNICAMP, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GATTI, Bernadete Angelina. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85-90, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1989.

LAVILLE, Christian; DIONE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

LEAL, Elisabeth Juchem Machado. Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa. Contrapontos, Itajaí, n.5, p.237-250, 2002.

MARIN, Alda Junqueira. Propondo um novo paradigma para formar professores a partir das dificuldades e necessidades históricas nessa área. In: REALLI, Aline Maria. R.; MIZUKAMI, Maria das Graças (Org). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores - pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PEREIRA, Patrícia Sandalo; PAMPLONA, Admur Severino; CEDRO, Wellington Lima. Mapeamento das pesquisas sobre o professor que ensina matemática na região Centro-Oeste: principais tendências temáticas. In: FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármem Lúcia B.; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues (Orgs.). Mapeamento da Pesquisa Acadêmica Brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001-2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016, p. 77–106.

PONTE, João Pedro da. A investigação sobre o professor de matemática problemas e perspectivas. Conferência realizada no I SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, promovido pela SBEM- Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e realizado em Serra Negra, São Paulo, Brasil, em novembro de 2000.

ROSÁRIO, Lino Veridial do. Desvendando as práticas avaliativas de professores de matemática em turmas do 1º ano do ensino médio da cidade de Goiânia. 2016. 234p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. 2010.

SANTOS, Ronan Santana dos. As Influências dos Formadores sobre os Licenciados em Matemática do IME-UFG. 2009. 151p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. 2009.

SOUZA, Janderson Vieira. A Identidade Profissional do Professor de Matemática frente aos Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano do Município de Goiânia à luz da Etnomatemática. 2009. 79f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. 2009.

SOUZA, Roberto Barcelos. Etnomatemática e documentários: uma perspectiva para formação inicial de professores de matemática. 2010. 175p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. 2010.

SOUZA, Rute Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Orgs.). Pesquisa sobre professores(as): métodos, tipos de pesquisa, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: PUC Goiás, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Do engenheiro ao licenciado: subsídios para a história da profissionalização do professor de Matemática no Brasil. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 5, n.16, p.75-94, set./dez. 2005.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 13-21.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Oliveira, A. F. de, Fontes, L. S., & Rosa, D. E. G. (2021). Temas e problemas nas dissertações do PPGECM/UFG 2009 – 2010. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–15. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1399

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)