Temas e problemas nas dissertações do PPGECM/UFG 2009 – 2010

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1399

Abstract

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que investiga o professor e sua formação por meio das dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Neste estudo, se propôs analisar dois aspectos, temas e problemas, nas investigações que abordam a formação de professores de Matemática no período de 2009 e 2010. É uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa da pesquisa por se tratar da análise da produção científica de uma determinada área de conhecimento. A análise possibilitou inferir que prevaleceu como tema a formação inicial docente e quanto aos problemas de pesquisa, constatamos que a maioria está relacionada às dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano da sala de aula. Concluímos que a prática profissional do professor faz com que ele reflita sobre sua formação, e que a pesquisa pode contribuir para uma postura consciente do seu papel como intelectual crítico.

Author Biographies

Alyson Fernandes de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis - Goiás.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Henrique Santillo (UEG - CCET), e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia da cidade de Anápolis - GO, e professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Anápolis (IFG). Pós-graduado em Docência na Educação Básica, pelo Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos (IFMG). Integra o grupo de pesquisa: O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG - 2009-2014, vinculado a REDECENTRO. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na área de Educação Matemática e Educação Estatística.

Líviam Santana Fontes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduação em Ciências Habilitação: Matemática pelo Centro Universitário de Anápolis, especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Goiás e em Matemática para Professores pela Universidade de Brasília,mestrado pela Universidade Federal de Goiás, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás do curso de Licenciatura em Física. Revisora da Revista Mirante. Participa do Grupo de Pesquisa: O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG 2009-2014 e do Grupo de Pesquisa Pi: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática, da UNB.

Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica (1979), especialização em educação pela Universidade Federal de Goiás(1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). É professora Titular da Universidade Federal de Goiás leciona as disciplinas Estágio, Didática e Formação de professores na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. É Coordenadora da pesquisa O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do PPGECM/UFG 2009-2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ensino-aprendizagem e avaliação no ensino superior.

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Published

2024-07-05

How to Cite

OLIVEIRA, A. F. de; FONTES, L. S.; ROSA, D. E. G. Temas e problemas nas dissertações do PPGECM/UFG 2009 – 2010. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–15, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1399. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1399. Acesso em: 4 dec. 2024.

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