Arte postal: práticas pedagógicas no ambiente virtual
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1400Resumo
Este artigo, desdobramento de uma pesquisa do Mestrado profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, apresenta a arte postal como possibilidade de práticas pedagógicas no ambiente virtual. Objetiva refletir sobre as potencialidades da arte postal, em um ensino de arte experienciado em rede, com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública em Minas Gerais. A arte postal caracteriza-se por produzir, enviar, receber e reenviar uma produção artística por meio de correios e redes de contatos sociais via internet. Essa experiência coloca os participantes em um sistema dinâmico e de alternância, como espectadores, propositores, produtores e receptores. A experiência pedagógica vivenciada a partir da estrutura de funcionamento e história da arte postal com a participação de professores, artistas e alunos, apresentou-se como meio enriquecedor na mediação e compreensão de conhecimentos em arte. Apontou ainda para a importância de metodologias compartilhadas em produções visuais, como prática motivacional no ensino em artes.Referências
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