Arte postal: práticas pedagógicas no ambiente virtual

Autores

  • Edna Márcia Duarte Toffoli Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-9091-1307
  • João Henrique Lodi Agreli Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) http://orcid.org/0000-0001-8623-6302
  • Elsieni Coelho da Silva Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1400

Resumo

Este artigo, desdobramento de uma pesquisa do Mestrado profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, apresenta a arte postal como possibilidade de práticas pedagógicas no ambiente virtual. Objetiva refletir sobre as potencialidades da arte postal, em um ensino de arte experienciado em rede, com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública em Minas Gerais. A arte postal caracteriza-se por produzir, enviar, receber e reenviar uma produção artística por meio de correios e redes de contatos sociais via internet. Essa experiência coloca os participantes em um sistema dinâmico e de alternância, como espectadores, propositores, produtores e receptores. A experiência pedagógica vivenciada a partir da estrutura de funcionamento e história da arte postal com a participação de professores, artistas e alunos, apresentou-se como meio enriquecedor na mediação e compreensão de conhecimentos em arte. Apontou ainda para a importância de metodologias compartilhadas em produções visuais, como prática motivacional no ensino em artes.

Biografia do Autor

Edna Márcia Duarte Toffoli, Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais

Mestre em Artes pelo PROFArtes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), graduada em  Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e tem especialização em Arte e Criatividade pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e em  Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É Professora de Arte na Rede Pública Estadual de Minas Gerais. 

João Henrique Lodi Agreli, Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Artes pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutoradoem Artes visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFP). Tem mestrado em Artes pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Desenho Industrial, Programação Visual, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor do Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes) do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desenvolve pesquisas sobre  convergências entre Artes Visuais e Mídias Gráficas.

Elsieni Coelho da Silva, Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduada em Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professora do Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes) e do curso de Artes Visuais, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desenvolve pesquisas sobre formação do professor, docência universitária, processo de criação e metodologias do ensino em Artes, produção poética em objetos, instalação e pintura. Coordena o grupo “Formação,  Prática Educativa e Pesquisa” (ForPEP) e integra a Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (REDECENTRO).

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

TOFFOLI, E. M. D.; AGRELI, J. H. L.; SILVA, E. C. da. Arte postal: práticas pedagógicas no ambiente virtual. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–17, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1400. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1400. Acesso em: 4 dez. 2024.